Machado de Assis

Machado de Assis Júlio Diniz (Org)


Compartilhe


Machado de Assis


(1908-2008)




Este livro, parceria entre o Departamento de Letras da PUC-Rio e o Globo Universidade, reúne nove ensaios sobre a obra de Machado de Assis. Escritores, pesquisadores, professores e um diretor de cinema e televisão foram convidados para um encontro acadêmico no campus da PUC-Rio, em setembro deste ano, cujo resultado final chega agora aos leitores interessados na literatura machadiana. A diversidade temática e os distintos enfoques sobre os escritos de Machado são uma constante do livro, como não poderia deixar de ser.
A escritora e acadêmica Nélida Piñon e a professora de História e pesquisadora Margarida de Souza Neves abordam em seus textos a relação entre a ficção machadiana e o Rio de Janeiro, cidade onde o escritor passou toda a sua vida. A mestra em Literatura Portuguesa Cleonice Berardinelli empreende uma cuidadosa leitura de uma parte menos conhecida da literatura machadiana, a poesia.
Já o professor e pesquisador Renato Cordeiro Gomes elege "Singular ocorrência" como o ponto de reflexão para discutir os elaborados processos de construção ficcional recorrentes na obra do autor, em particular nos contos. Em outra direção, os escritores e ensaístas Gustavo Bernardo e Roberto Corrêa dos Santos propõem, em espaços distintos, a análise de tópicos da literatura de Machado a partir de reflexões nos campos filosófico e político-cultural.
A apropriação e recriação de Capitu e do romance Dom Casmurro na literatura e na televisão são profundamente discutidas pelo escritor acadêmico Domício Proença Filho e pelo diretor de TV Luiz Fernando Carvalho em seus respectivos ensaios. E finalmente, o ficcionista e crítico Silviano Santiago realiza uma microscópica e pontual leitura do capítulo XII das Memórias póstumas de Brás Cubas.
Acreditamos que a publicação deste Machado de Assis (1908-2008), no centenário de seu desaparecimento, possa ocupar, ao lado de inúmeros outros livros e eventos, o espaço necessário e sempre insuficiente de homenagem ao velho Mestre. Ler, discutir e tentar compreender os mistérios que cercam a sua trajetória como escritor e a grandeza de sua obra são e serão sempre um necessário desafio intelectual.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Machado de Assis

Similares

(3) ver mais
Cem anos sem Machado de Assis
Machado de Assis
Doutor Machado

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam2
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Gleyzer Silva
cadastrou em:
04/11/2017 10:41:19
Bárbara Vivas
editou em:
05/12/2017 13:26:32