Malditos paulistas

Malditos paulistas Marcos Rey
Marcos Rey


Compartilhe


Malditos paulistas


(1980)




Malditos paulistas, como grande parte da obra de Marcos Rey, se desenrola em São Paulo, cidade que ele amava e da qual conhecia ate os alçapões e buracos dos ratos. Sobretudo, dos ratos humanos, aqueles que fazem da malandragem e da esperteza - no sentido brasileiro e malicioso da palavra - um meio de sobrevivência e, por vezes, de enriquecimento.
A diferença do romance em relação aos demais e que o herói deste livro (se e que existem heróis na obra de Marcos Rey) e um carioca perdido na Pauliceia, onde fora tentar a vida depois de inúmeros fracassos. E ele quem narra suas aventuras, venturas e desventuras paulistanas. Com seu habitual cinismo e humor corrosivo, Marcos Rey mistura em doses precisas o picaresco e o policial para embalar o leitor numa historia repleta de peripécias e de suspense, mas que não deixa de ser também um romance de costumes, um corte transversal nos diversos segmentos sociais da capital paulista. Empregado como motorista na casa do milionário Paleardi, Raul, o Carioca, descobre na garagem da casa do patrão um boneco parecido com a Carmen Miranda que, sabe?se lá por qual razão, aguça seu senso de Sherlock. A partir desse fato prosaico, a ação se acelera: o narrador se torna amante da patroa, para logo ser desprezado, e acusado de furto de joias, conhece a prisão, retorna ao emprego, conhece um novo amor, e expulso novamente da mansão, descobre a joia que fora acusado de roubar, recupera o bom nome e desvenda o mistério da fortuna do patrão.
Como em toda a sua obra, Marcos Rey expõe aqui a sua desilusão, mas também a sua tolerância, com o ser humano, egoísta e interesseiro, acionado pelos mecanismos do sexo e da ambição, num mundo dissoluto e maldito. Malditos humanos!

Edições (4)

ver mais
Malditos paulistas
Malditos paulistas
Malditos paulistas
Malditos paulistas

Similares


Resenhas para Malditos paulistas (5)

ver mais
on 15/9/10


As aventuras de Raul, o galante Carioca, às voltas com os obscuros negócios de um poderoso chefão paulista. Um livro cheio de cancha, manha, charla e picardia.... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam3
Avaliações 3.9 / 95
5
ranking 29
29%
4
ranking 37
37%
3
ranking 27
27%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

47%

53%