Matemática no dia dia da Educação Infantil

Matemática no dia dia da Educação Infantil Priscila Montenegro...


Compartilhe


Matemática no dia dia da Educação Infantil


Rodas, Cantos, Brincadeiras e Histórias




ESTRUTURA DA OBRA

A obra está dividida em quatro partes:
Parte 1 A Matemática nas rodas de conversa: apresenta objetivos e finalidades de diferentes tipos de rodas e identifica como a Matemática se insere nessa atividade constante na Educação Infantil.

Parte 2 A Matemática nos cantos de atividades diversificadas: aborda os espaços denominados cantos ou ateliês, relacionados às experiências da criança com a linguagem visual (por meio de atividades com dobraduras) e à compreensão e construção de regras (por meio dos jogos de regras, visando ao desenvolvimento de noções matemáticas a partir deles).

Parte 3 A Matemática nas brincadeiras infantis: explora o brincar como uma das atividades permanentes na Educação Infantil, que em sua essência permeia o universo lúdico das crianças. Identifica brincadeiras de construção e brincadeiras com regras que possam favorecer o desenvolvimento de noções matemáticas.

Parte 4 A Matemática nas histórias infantis: examina as atividades de leitura de histórias que fazem parte da rotina da Educação Infantil e apresenta propostas didáticas para o ensino e a aprendizagem de ideias matemáticas a partir de livros de literatura infantil.

No início de cada Parte o livro traz a seção Refletindo sobre a prática, com o objetivo de abrir espaço para a discussão sobre propostas pedagógicas e troca de experiências sobre o planejamento das ações docentes.
Ao final da Parte, há uma seção que promove uma avaliação individual ou coletiva sobre possíveis contribuições do texto para alimentar a reflexão feita no início, bem como avaliar em que medida o texto pode contribuir para o desenvolvimento de novas práticas didáticas.
Ao longo do texto principal, há notas paralelas, com informações e comentários complementares, sugestões de livros e sites para aprofundar a leitura, indicação de obras infantis que podem ser exploradas com as crianças e orientar a leitura, fazendo relações e remissões entre as ideias de cada Parte.PONTOS FORTES
Dirigida a professores, coordenadores, diretores e todos os que se interessam pela educação da infância, a obra traz a experiência e o estudo das autoras sobre o ensino de Matemática na Educação Infantil, com ideias, sugestões, certezas e dúvidas advindas da prática profissional.
Relaciona atividades do universo infantil e ações intuitivas do cotidiano das crianças de 4 e 5 anos, analisando a inserção da Matemática em um contexto interdisciplinar.
Oferece pistas para a reflexão sobre questões relacionadas ao ensino da Matemática na Educação Infantil e para orientar o professor no processo de construção do conhecimento da criança.
Apresenta sugestões de atividades práticas e permanentes, que podem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, além de propostas e instrumentos de avaliação as pautas de observação sobre atividades.

Edições (1)

ver mais
Matemática no dia dia da Educação Infantil

Similares


Resenhas para Matemática no dia dia da Educação Infantil (1)

ver mais
Um pontapé versátil e bem-vindo
on 20/2/22


O livro é diversificado e bem completinho, subdividindo-se em alguns momentos: reflexões sobre a prática, em que o educador é convidado a repensar como conduz as aulas (atitudes, intencionalidade, materiais, organização); atividades passíveis de serem executadas na Educação Infantil e o porquê matemático de cada uma, incluindo desenhos e exemplos reais; quadros sugerindo indicadores de avaliação das atividades realizadas em sala, o que auxilia a percepção do professor, seus registros e... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 8
5
ranking 13
13%
4
ranking 63
63%
3
ranking 0
0%
2
ranking 25
25%
1
ranking 0
0%

11%

89%