Mauá

Mauá Jorge Caldeira


Compartilhe


Mauá


Empresário do Império




Pioneirismo, guerras, intrigas, reis e escroques: a carreira do visconde de Mauá (1813-1889) teve de tudo. Para montar a primeira indústria - um grande estaleiro e uma fundição em Niterói -, a primeira estrada de ferro e o primeiro banco a operar em grande escala no Brasil, ele teve de brigar contra uma sociedade provinciana, que considerava o feitor de escravos como o melhor gerente de recursos humanos.
Quando expandiu seus negócios em escala planetária, com dezessete empresas em seis países, aí sim vieram os grandes adversários. Banqueiros internacionais, ditadores latinos, políticos de alto coturno e figuras da sociedade passaram a fazer parte da luta diária do visconde, numa história que se confunde com a do próprio nascimento de um país chamado Brasil.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Mauá

Similares

(14) ver mais
D. Pedro II
As Barbas do Imperador
Maldita Guerra
Gurgel

Resenhas para Mauá (16)

ver mais
on 16/3/16


O livro é incrivelmente rico no que concerne ao legado cultural do comportamento econômico e empresarial brasileiro. Depois de crescido e de ter contato com a cultura de outros países sempre questionei por que meu pai, com todo o seu amor e proteção, me aconselhava a ingressar na carreira publica e não em ser o dono do meu próprio negócio. À parte todo o sofrimento vivido por sua geração nas diversas crises econômicas do país, há todo o carregamento inconsciente de aversão ao empreend... leia mais

Estatísticas

Desejam113
Trocam3
Avaliações 4.4 / 319
5
ranking 55
55%
4
ranking 31
31%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

66%

34%

Wilson Nunes
editou em:
09/08/2016 03:49:46