Meditações

Meditações Marco Aurélio


Compartilhe


Meditações





Estas são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180.

Também conhecidas como Meditações a mim mesmo, reúnem aforismos que orientaram o governante pela perspectiva do estoicismo – o controle das emoções para que se evitem os erros de julgamento. Suas meditações formam um manual de comportamento ainda atual sobre como podemos melhorar nosso comportamento e o relacionamento com o próximo.

Marco Aurélio trava um diálogo interior em busca de verdades fundamentais por meio da razão sem deixar de lado a sensibilidade. Sem inclinação a qualquer crença religiosa, Meditações apela para ordens universais nas quais até mesmo os acontecimentos ruins ocorrem para o bem de todos. O imperador assume o papel do filósofo que instrui o aluno e dá conselhos ao amigo.

Por seu caráter íntimo, Meditações tornou-se um dos escritos mais reveladores e inspiradores a respeito do pensamento de um grande líder. Apresenta ensinamentos sobre as virtudes, a felicidade, a morte, as paixões e a harmonia com a natureza e a aceitação de suas leis. Figura ainda entre as obras fundamentais para os estudiosos da filosofia estoica, mesmo milênios depois de sua composição.

Política

Edições (1)

ver mais
Meditações

Similares


Resenhas para Meditações (18)

ver mais
Inspirador
3 weeks ago


"Meditações" consiste em anotações pessoais do imperador Marco Aurélio guiadas pela filosofia do estoicismo. Apesar de escritas entre os anos de 170 e 180, muitas ponderações podem ser aplicadas nos dias de hoje, há conselhos de como podemos melhorar nosso comportamento, nossos relacionamentos...(e ainda como lidar com pessoas que tem mau cheiro). Essa foi a minha primeira leitura de 2021 e não podia ser melhor, recomendo fortemente para quem tem interesse, assim como eu, na filosofia ... leia mais

Vídeos Meditações (1)

ver mais
As Meditações de Marco Aurélio Que Vão Transformar Sua Vida (Estoicismo)

As Meditações de Marco Aurélio Que Vão Transf


Estatísticas

Desejam42
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 155
5
ranking 55
55%
4
ranking 32
32%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
19/10/2019 19:56:10