Meditações

Meditações Marco Aurélio


Compartilhe


Meditações





Estas são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180.

Também conhecidas como Meditações a mim mesmo, reúnem aforismos que orientaram o governante pela perspectiva do estoicismo – o controle das emoções para que se evitem os erros de julgamento. Suas meditações formam um manual de comportamento ainda atual sobre como podemos melhorar nosso comportamento e o relacionamento com o próximo.

Marco Aurélio trava um diálogo interior em busca de verdades fundamentais por meio da razão sem deixar de lado a sensibilidade. Sem inclinação a qualquer crença religiosa, Meditações apela para ordens universais nas quais até mesmo os acontecimentos ruins ocorrem para o bem de todos. O imperador assume o papel do filósofo que instrui o aluno e dá conselhos ao amigo.

Por seu caráter íntimo, Meditações tornou-se um dos escritos mais reveladores e inspiradores a respeito do pensamento de um grande líder. Apresenta ensinamentos sobre as virtudes, a felicidade, a morte, as paixões e a harmonia com a natureza e a aceitação de suas leis. Figura ainda entre as obras fundamentais para os estudiosos da filosofia estoica, mesmo milênios depois de sua composição.

Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (19)

ver mais
Meditações
Meditações
Meditações
Meditações

Similares

(19) ver mais
Eu, Claudius, Imperador
O Guia do Imperador
Comentários sobre a Guerra Gálica
Poetas e prosadores latinos

Resenhas para Meditações (383)

ver mais
on 18/2/22


Meditações é um dos pilares para o estudo do pensamento romano e deveria ser obra obrigatória em qualquer curso de História. Seu valor ultrapassa os domínios da filosofia para abranger o que se tornaria a base para o modo de vida ocidental. Diferente dos filósofos gregos, Marco Aurélio foca na vida cotidiana governada pela razão e pelo sentimento equilibrado, ou seja, uma reformulação para as noções de integridade, virtude e sua práxis. O autor não minimiza sua crítica ao excesso... leia mais

Vídeos Meditações (2)

ver mais
Meditações de Marco Aurélio: A Obra do Imperador Estóico

Meditações de Marco Aurélio: A Obra do Impera

LANC?AMENTOS DE LIVROS | JANEIRO 2024 | Ana Carolina Wagner

LANC?AMENTOS DE LIVROS | JANEIRO 2024 | Ana C


Estatísticas

Desejam388
Trocam7
Avaliações 4.3 / 2.695
5
ranking 53
53%
4
ranking 34
34%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
19/10/2019 19:56:10
Nimrod Serrano
editou em:
29/03/2022 07:36:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR