Meio sol amarelo

Meio sol amarelo Chimamanda Ngozi Adichie


Compartilhe


Meio sol amarelo





Jovem escritora nigeriana revela o horror da guerra de Biafra, em um romance de proporções épicas, que nunca perde de vista a matéria humana da qual deriva. Livro vencedor do National Book Critics Circle Award e do Orange Prize de ficção 2007.

Filha de uma família rica e importante da Nigéria, Olanna rejeita participar do jogo do poder que seu pai lhe reservara em Lagos. Parte, então, para Nsukka, a fim de lecionar na universidade local e viver perto do amante, o revolucionário nacionalista Odenigbo. Sua irmã Kainene de certo modo encampa seu destino. Com seu jeito altivo e pragmático, ela circula pela alta roda flertando com militares e fechando contratos milionários. Gêmeas não idênticas, elas representam os dois lados de uma nação dividida, mas presa a indissolúveis laços germanos - condição que explode na sangrenta guerra que se segue à tentativa de secessão e criação do estado independente de Biafra.

Contado por meio de três pontos de vista - além do de Olanna, a narrativa concentra-se nas perspectivas do namorado de Kainene, o jornalista britânico Richard Churchill, e de Ugwu, um garoto que trabalha como criado de Odenigbo -, Meio sol amarelo enfeixa várias pontas do conflito que matou milhares de pessoas, em virtude da guerra, da fome e da doença. O romance é mais do que um relato de fatos impressionantes: é o retrato vivo do caos vislumbrado através do drama de pessoas forçadas a tomar decisões definitivas sobre amor e responsabilidade, passado e presente, nação e família, lealdade e traição.

Literatura Estrangeira / Romance / Ficção

Edições (2)

ver mais
Meio sol amarelo
Meio sol amarelo

Similares

(25) ver mais
Hibisco roxo
Sejamos todos feministas
Americanah
Narrative of the Life of Frederick Douglass

Resenhas para Meio sol amarelo (264)

ver mais
on 18/8/11


Futuros leitores deste romance, um conselho: não é um livro para ser lido na cama, antes de dormir. Ainda que a sinopse deixe bem claro que Meio Sol Amarelo trata da guerra Nigéria-Biafra, que causou danos irreparáveis em apenas três anos de duração (1967-1970). A tragédia, a miséria, a crueldade, o medo, a incerteza, a fé cega em um ideal, as mortes, o endurecimento da alma, mais que o suficiente para tirar o sono por semanas. Poucos livros são tão realistas e ao mesmo tempo tão poéti... leia mais

Vídeos Meio sol amarelo (1)

ver mais
Literanegra #007 - MEIO SOL AMARELO

Literanegra #007 - MEIO SOL AMARELO


Estatísticas

Desejam1.432
Trocam3
Avaliações 4.6 / 2.506
5
ranking 73
73%
4
ranking 23
23%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

13%

87%

Helena
cadastrou em:
30/07/2009 14:43:56
Jenifer
editou em:
26/05/2021 19:32:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR