Memórias De Um Caçador

Memórias De Um Caçador Ivan Turguêniev


Compartilhe


Memórias De Um Caçador





Nascido e criado no meio aristocrático rural, Ivan Turguêniev (1818-1883) passou a maior parte de sua vida no exterior, onde travou contato com alguns dos grandes nomes da literatura e da cultura europeia. Mas esse distanciamento não o impediu de criar um dos mais tocantes e profundos retratos da antiga Rússia, as Memórias de um caçador.

Nestas páginas, povoadas por camponeses iletrados e proprietários de dureza implacável, a exuberância da natureza é sempre contraposta à injustiça da servidão, denunciada de maneira sutil, porém contundente. Não à toa, quando publicados pela primeira vez num só volume em 1852, os 25 contos aqui reunidos renderam a seu autor fama imediata nos círculos liberais e, por conseguinte, a fúria do regime tsarista, que o condenou a prisão domiciliar. No entanto, com o passar dos anos, o livro acabaria por se tornar uma peça fundamental no processo de emancipação dos servos.

No Ocidente, a reputação de Turguêniev também cresceu, graças, sobretudo, a seus romances - entre eles Rúdin (1856) e Pais e filhos (1862). Na Rússia, seu legado como contista é igualmente importante: a delicadeza de suas narrativas curtas ressoa em algumas das melhores páginas de Búnin, Kuprin ou Tchekhov. Até mesmo Tolstói, em seu diário de juventude, confessa: "li as Memórias de um caçador de Turguêniev, e como é difícil escrever depois dele".

Edições (2)

ver mais
Memórias De Um Caçador
Memorias de um caçador

Similares

(25) ver mais
O Cão Fantasma
Primeiro Amor
Primeiro amor
A Dama de Espadas

Resenhas para Memórias De Um Caçador (2)

ver mais
on 16/7/18


Memórias De Um Caçador é mais uma preciosidade da literatura russa. Foi uma leitura muito prazerosa e esclarecedora. Já li muitos livros russos, mas nunca vi em nenhum dos livros que li até agora uma representação tão clara da vida cotidiana do povo russo. Aqui é mostrados os pontos de vista desde a burguesia até os servos. E é muito interessante as descrições dos lugares, das atividades e dos sentimentos de todos eles. Estou simplesmente encantada com esse livro.... leia mais

Estatísticas

Desejam118
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 48
5
ranking 46
46%
4
ranking 44
44%
3
ranking 8
8%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Allysson Falcon
cadastrou em:
15/11/2013 14:57:16