Memórias de um Rato de Hotel

Memórias de um Rato de Hotel João do Rio


Compartilhe


Memórias de um Rato de Hotel





Dr. Antônio foi um célebre ladrão da Belle Époque que ficou famoso por seus roubos inteligentes em hotéis, onde se hospedava com identidades diferentes. O verdadeiro nome do Dr. Antônio era Arthur Antunes Maciel, gaúcho de família respeitável levado ao crime por não resistir à vida fácil e ao amor das mulheres.
Em 1911, quando estava preso na Casa de Detenção, Antunes Maciel foi convidado como Dr. Antônio pelo diretor da Gazeta de Notícias para publicar suas histórias no jornal. Seu relato foi escrito e/ou ditado no cárcere, aos 43 anos, seu último ano de vida.
Além da publicação diária entre 24 de dezembro de 1911 e 3 de fevereiro de 1912, “Memórias de um Rato de Hotel” foi publicado em livro pela editora da Gazeta de Notícias em 1912 , edição posteriormente utilizada pela Dantes para as suas próprias edições.
Apenas três exemplares remanescentes são conhecidos ainda hoje.
O exemplar usado para as edições da Dantes traz em sua folha de rosto uma observação manuscrita por seu proprietário original, o crítico literário Francisco Prisco: “o autor deste livro é João do Rio”. Esse exemplar foi encontrado em uma pilha de livros da livraria São José pelo bibliófilo Plínio Doyle. No mundo dos “ratos de livros”, não se trata de uma coincidência, mas sim de um tipo de “mensagem na garrafa”, lançada no mar das letras para um leitor além-tempo. Embora João do Rio/ Paulo Barreto não assine o relato é quase certo que tenha participado de alguma forma do processo de escritura das memórias de Dr. Antônio junto a Antunes Maciel na casa de Detenção , narrativa com sutilezas e observações próprias do “gatuno inteligentíssimo, bom contador de histórias e, provavelmente dono de uma lábia especial capaz de enrolar suas vítimas e a polícia.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Brasileira

Edições (2)

ver mais
Memórias de um Rato de Hotel
Memórias de um Rato de Hotel

Similares

(1) ver mais
São Paulo dos nossos avós

Resenhas para Memórias de um Rato de Hotel (2)

ver mais
Impressões além da capa
on 17/12/08


O livro conta parte da vida de Artur Maciel, homem de classe média-alta, bem educado, inteligente, mas que não queria seguir a profissão que seu pai desejava. Vivendo de luxúria e cercado de todo o tipo de gente, acabou entrando pro mundo do "crime", envonvendo-se em furtos, em sua grande maioria, hóspedes descuidados nos mais variados hotéis do Rio de Janeiro, São paulo, Belo Horizonte, Salvador... Traz passagens de alguns de seus grandes momentos, seja na gatunagem, seja com amores... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam1
Avaliações 3.9 / 24
5
ranking 33
33%
4
ranking 29
29%
3
ranking 38
38%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

59%

41%

Valnikson
cadastrou em:
20/03/2016 02:19:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR