Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa


Compartilhe


Mensagem





Mensagem foi o único livro de poemas em português publicado durante a vida de Fernando Pessoa (1888-1935) e inclui algumas das poesias mais intrigantes de sua autoria. Foi lançado em dezembro de 1934, a menos de um ano da morte do poeta, e seus poemas foram redigidos entre julho 1913 e março de 1934.



Antes de qualquer coisa, Mensagem é uma homenagem do maior poeta moderno em língua portuguesa à sua pátria. Nele, Pessoa revê a história do seu país, passando pelo período da mitológica fundação de Lisboa por Ulisses, pela época das navegações, os diversos monarcas e figuras da corte, pelo mito do Sebastianismo e do Quinto Império, e urge Portugal a ir de encontro ao glorioso futuro que, segundo ele, lhe estava reservado. Recheado por símbolos e signos místicos e esotéricos – até mesmo na sua estrutura, que respeita os números importantes para o esoterismo –, Mensagem revisita a forma épica, dando-lhe contornos e tratamentos especiais (a estrutura dos versos, por exemplo, é completamente modernista) e revela uma visão de mundo muito particular do próprio poeta, sendo o mar um dos personagens principais.



Mensagem faz parte do projeto de publicação da obra de Fernando Pessoa pela L&PM Editores, com organização, notas e introdução de Jane Tutikian.



Jane Tutikian é doutora em Literatura Portuguesa e professora do departamento de Literatura de Línguas Portuguesa e Africana do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de autora de A rua dos secretos amores (WS, 2003), entre outros.

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias / Literatura Brasileira

Edições (32)

ver mais
Mensagem
Mensagem
Mensagem
Mensagem

Similares

(9) ver mais
Fernando Pessoa: Resposta à Decadência
Quando Fui Outro
Poemas
História Concisa da Literatura Brasileira

Resenhas para Mensagem (29)

ver mais
Mensagem
on 15/8/11


Mensagem, Fernando Pessoa, São Paulo: Martin Claret, 2010, 176 pág. Mensagem, publicado originalmente em 1934, foi o único livro de Fernando Pessoa editado em vida. Fernando António Nogueira Pessoa, conhecido como Fernando Pessoa, nasceu em Lisboa no ano de 1888 e faleceu, também em Lisboa, no ano de 1935. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa e, por conseguinte, da literatura universal. Esta obra de Pessoa é composta por poesias de cunho nacionalista dividida em t... leia mais

Vídeos Mensagem (1)

ver mais
Mensagem Os Avisos Terceiro

Mensagem Os Avisos Terceiro


Estatísticas

Desejam204
Trocam44
Avaliações 3.9 / 1.942
5
ranking 37
37%
4
ranking 31
31%
3
ranking 24
24%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

36%

64%

Rodrigo
cadastrou em:
10/04/2009 17:32:45