Meu irmão, eu mesmo

Meu irmão, eu mesmo João Silvério Trevisan


Compartilhe


Meu irmão, eu mesmo





Em 1992, João Silvério Trevisan descobriu-se infectado pelo vírus HIV, e acreditava que teria pouco tempo de vida. A tragédia, no entanto, atinge Cláudio, seu irmão mais novo. Vítima de um câncer linfático, ele falece aos 48 anos. Neste romance autobiográfico impactante, Trevisan aborda a intensa amizade entre ele e seu irmão, compondo um quadro de impressionante veracidade sobre a perda.

Com uma narrativa poderosa e expressiva, Meu irmão, eu mesmo já nasce um livro fundamental de nossa literatura. Aqui, João Silvério Trevisan partilha com o público a experiência de amar e sobreviver até a última gota.

Filho mais velho de uma família de baixa classe média do interior de São Paulo, João era um "outsider", o irmão "que veio trazer o abalo", a "implosão de certezas". Seus laços familiares com Cláudio, o irmão do meio, tido como o mais progressista, o mais bonito, o mais querido, foram se estreitando. "Quando lhe contei pela primeira vez da minha homossexualidade, tornou-se meu admirador e um amigo incondicional", escreve Trevisan.

Cláudio foi um dos seus esteios psicológicos, afetivos, políticos e financeiros. Sobretudo nos infortúnios. "Era 1992 quando descobri que entrara na fila da morte, contaminado que estava pelo vírus HIV", conta Trevisan. De modo inesperado, no entanto, a tragédia se abate sobre Cláudio, vítima de um câncer linfático fulminante, que se complica em pouco tempo – e ele falece em 1996.

Com franqueza incomum, Trevisan fala do amor incondicional pelo irmão e da dor de compartilhar seus instantes finais. Revela muito de si, de sua vida intelectual e de suas relações amorosas. Como pano de fundo, aborda as lutas da comunidade LGBT nos anos 1990, suas conquistas e o pânico frente a uma doença então desconhecida.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Meu irmão, eu mesmo

Similares

(1) ver mais
Pai, Pai

Resenhas para Meu irmão, eu mesmo (11)

ver mais
Meu irmão, eu mesmo, de João Silvério Trevisan

Uma leitura impactante de um dos grandes nomes da luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em seu último livro, Trevisan constrói um relato autobiográfico que vai além de temas ligados à sexualidade. A sua relação com seu irmão mais novo, Claudio, é o enfoque da obra, que ainda atravessa as dores da perda e a consciência da proximidade da morte. Era Trevisan que deveria ter deixado suas lembranças na memória do irmão, já que o autor tinha sido surpreendido com a descoberta da inf... leia mais

Vídeos Meu irmão, eu mesmo (1)

ver mais
MEU IRMÃO, EU MESMO - João Silvério Trevisan | Resenha

MEU IRMÃO, EU MESMO - João Silvério Trevisan


Estatísticas

Desejam27
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 50
5
ranking 30
30%
4
ranking 54
54%
3
ranking 14
14%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Jenifer
cadastrou em:
10/03/2023 19:13:00
Jenifer
editou em:
10/03/2023 19:13:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR