php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Temporary failure in name resolution Micróbios na cruz - Márcia Camargos
Micróbios na cruz

Micróbios na cruz Márcia Camargos


Compartilhe


Micróbios na cruz





Micróbios na cruz narra a vida de "Formiguinha", uma menina que cresceu na conturbada década de 1960 em Minas Gerais e, principalmente, em São Paulo. A partir da ingênua perspectiva infantil, a narrativa filtra a fala dos adultos e revela estereótipos, preconceitos e expectativas de uma família de classe média ascendente.

O livro é também o retrato - traçado por uma menina curiosa e espantada - de uma época de grandes mudanças comportamentais e políticas. É forte a presença do universo religioso na vida dela, que entra para o segundo grau numa famosa escola de freiras.

Lá, entre outras descobertas, ela percebe com uma ponta de inveja que suas colegas muito ricas possuem almas loiras de olhos azuis. E é lá também que a irrequieta Formiguinha se torna rebelde e, influenciada por suas leituras "proibidas", chega à beira da adolescência. É quando o universo infantil de certezas se desfaz: Diante de mim tenho o abismo, deve ser isto que chamam liberdade.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Micróbios na cruz

Similares


Resenhas para Micróbios na cruz (1)

ver mais
Formiguinha cativante
on 30/1/16


Emocionante a descrição das emoções, sentimentos, cheiros, cores e sabores que vêm à tona com a morte dos avós. A nostalgia dela é a nossa à medida que entendemos e compartilhamos da sensação. Prazeroso acompanhar parte da vida e do crescimento da garota, de bebê à adolescência. Primeiro, criança sagaz, curiosa, esperta; depois, adolescente inteligente que vai adquirindo um discernimento precoce da vida. Perturbadora, questiona e entende desde cedo, e de forma clara, as agruras da vid... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 4.2 / 11
5
ranking 55
55%
4
ranking 18
18%
3
ranking 27
27%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Noemi
cadastrou em:
09/12/2009 13:51:15
Jenifer
editou em:
16/09/2019 19:28:02