Modos Inacabados de Morrer

Modos Inacabados de Morrer André Timm


Compartilhe


Modos Inacabados de Morrer





“Você sabe o que é ter treze anos, e vivenciar as asperezas da escola, e se apaixonar pela primeira vez, e ter um corpo que não lhe pertence completamente, que nem sempre obedece ou acomoda. Por isso, enquanto Santiago, o protagonista de Modos inacabados de morrer, não consegue se habitar de todo, premiado na loteria da vida com a inadequação extra da narcolepsia, nós, os leitores, vamos entrando na intimidade dessa juventude que todos encontramos em nós. Capturados pelo ritmo da narrativa, pelas delicadezas deste romance de formação e também pela escolha do autor, saborosa e ainda um tanto rara, de contar a história na segunda pessoa. Aqui, o livro bebe do Bildungsroman moderno e das narrativas contemporâneas que também elegem esta perspectiva narrativa, dialogando, por exemplo, com um dos melhores contos de David Foster Wallace de uma maneira bem íntima.
Entranhados neste “você” que é outro e é nosso, somos carregados cada vez mais dentro da história, enquanto, para Santi, a excitação das novas experiências o arranca para fora de si. Chorar, sentir medo, nadar, até rir pode lhe roubar o controle, apagar sua luz. Pode também deixá-lo à mercê da narrativa dos outros, com suas violências. Com seu perigo. O entrelaçamento das vidas dos personagens vai se desvelando no tempo e nos modos do amadurecimento: devagar e veloz, e sempre com impacto. O autor renova a tensão na mesma constância e regularidade com que o mar lança suas ondas. Sem descanso. Saímos banhados, encharcados de vida.”
Moema Vilela

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Modos Inacabados de Morrer

Similares


Resenhas para Modos Inacabados de Morrer (2)

ver mais
MODOS INACABADOS DE MORRER, DE ANDRÉ TIMM
on 6/1/18


ENREDO O romance dramático Modos Inacabados de Morrer inicia-se com nosso protagonista Santiago pegando a arma do pai para se matar. Mas um de seus ataques de sono profundo o impossibilita de terminar a tarefa. Mas porque um adolescente de apenas 13 anos ia querer se matar? Existem sim muitos possíveis motivos, mas o caso de Santi é totalmente diferente. Um acidente terrível resultado de um de seus ataques de sono muda completamente o futuro do nosso protagonista, que acha que nã... leia mais

Vídeos Modos Inacabados de Morrer (1)

ver mais
Literatorios #119 - Últimas Leituras 01

Literatorios #119 - Últimas Leituras 01


Estatísticas

Desejam15
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 10
5
ranking 30
30%
4
ranking 60
60%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Roberta Carmona
cadastrou em:
20/12/2016 17:45:10