Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf


Compartilhe


Mrs. Dalloway





Num aprazível dia de verão do ano de 1923, Clarissa Dalloway, representante da elite londrina, se prepara para a festa que dará à noite. Ela sai para comprar as flores para a ocasião e, enquanto caminha pela cidade, os mais variados pensamentos ocupam sua mente – muitos dos quais não seriam adequados para uma dama da alta sociedade. Clarissa pensa em Peter Walsh, velho amigo cuja proposta de casamento recusou décadas atrás; repassa suas escolhas de vida, seus momentos de mais intensa felicidade, seu casamento com Richard Dalloway; pensa na filha adolescente, Elizabeth, em miudezas da existência e no esplendor da vida.
Iniciando com o ponto de vista de Clarissa, Mrs. Dalloway – publicado pela primeira vez em 1925 – inova a arte romanesca de forma a um só tempo delicada e radical ao alternar o foco narrativo de um personagem para outro e ao lançar mão do fluxo de consciência como maneira de acompanhar seus sentimentos, suas sensações e suas reflexões. Passado num só dia, o romance é rico em flashbacks e flashforwards, misturando, além disso, discurso direto e discurso indireto livre. Com Mrs. Dalloway, considerado por muitos sua obra mais importante, Virginia Woolf (1882-1941) comprovou que ações corriqueiras, cotidianas – como comprar flores –, podem ser tema de grande arte, e que a vida e a morte acompanham todos os momentos da existência humana.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (32)

ver mais
Mrs. Dalloway
Mrs Dalloway
Mrs.Dalloway
Mrs. Dalloway

Similares

(14) ver mais
A Consciência de Zeno
Profissões para mulheres e outros artigos feministas
Orlando
Um Teto Todo Seu

Resenhas para Mrs. Dalloway (321)

ver mais
on 21/3/10


Imagine que você é um beija-flor, batendo asas a 70, 80 batidas por segundo... indo de flor em flor para captar o nectar, aqui e ali, leve leve... tão leve que chega a irritar, mudando de posição tão rápido que mal se percebe o momento que se saiu de uma flor e se partiu para outra. Isso é a escrita da Virgínia Woolf neste livro. Ela voa de um pensamento a outro, de um personagem a outro, leve, irritante e frenéticamente... é exaustivo acompanhar a linha de raciocínio que segue e segue... leia mais

Vídeos Mrs. Dalloway (2)

ver mais
V de VIRGINIA WOOLF | ABC de AUTORAS ?

V de VIRGINIA WOOLF | ABC de AUTORAS ?

RESENHA | Mrs. Dalloway

RESENHA | Mrs. Dalloway


Estatísticas

Desejam1.778
Trocam28
Avaliações 4.1 / 4.359
5
ranking 47
47%
4
ranking 32
32%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

22%

78%