Mulheres Navegantes no Tempo de Vasco da Gama

Mulheres Navegantes no Tempo de Vasco da Gama Fina d'Armada


Compartilhe


Mulheres Navegantes no Tempo de Vasco da Gama





Como era ser mulher nos séculos XV e XVI? O quotidiano das mulheres, os costumes e as tradições, o sofrimento por vezes infligido, entre outras descrições.

Prémio "Mulher Investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos 2005"

"Perscrutando o horizonte, mulheres de tranças gastaram os olhos, em dias intermináveis, sem nada divisar na linha azul. Algumas deram certamente novos rumos à sua vida, aprenderam a trabalhar com as mãos, assumiram novas responsabilidades. Outras aventuraram-se, rasgaram costumes e proibições, e quiseram conhecer os mares que Gama abriu."
Fina d’Armada, In Capítulo III

"A Fina d’Armada conseguiu dar visibilidade a toda uma série de acontecimentos inéditos ou parcialmente conhecidos, cerca de 90% desta obra é perfeitamente original. [A autora] fez--nos participar dum pedaço da história da expansão mais rico, completo e real, onde as mulheres não foram vítimas, heroínas, mas mulheres... simplesmente."
Elvira Cunha de Azevedo Mea
(Dep. de História da Faculdade de Letras do Porto)
In "Prefácio"

A era de Vasco da Gama foi o período áureo da expansão marítima portuguesa. Este trabalho inovador dá a conhecer em profundidade o papel das mulheres na epopeia lusíada. Fina d'Armada, especialista em História das Mulheres, foi galardoada, através desta obra, com o Prémio Mulher Investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos, no ano de 2005.
Como era ser mulher nos séculos XV e XVI? O quotidiano das mulheres, os costumes e as tradições, o sofrimento por vezes infligido, entre outras descrições. Profusamente ilustrado, nenhum trabalho sobre os Descobrimentos é tão completo quanto à participação feminina na procura de novos povos, rotas, riquezas e culturas.

História

Edições (1)

ver mais
Mulheres Navegantes no Tempo de Vasco da Gama

Similares

(43) ver mais
História Secreta dos Oceanos
A Mulher Nos Tempos das Cruzadas
A mulher na história do Brasil
A Mulher no Tempo das Catedrais

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

30%

70%

dos Santos
cadastrou em:
19/12/2015 15:56:00