Nada Ortodoxa

Nada Ortodoxa Deborah Feldman


Compartilhe


Nada Ortodoxa


Uma História de Renúncia à Religião




Deborah Feldman cresceu sob um código de costumes rígidos, que regulavam praticamente tudo que dizia respeito à sua vida, desde o que ela poderia vestir e com quem poderia falar, até o que lhe era permitido ler. Integrante de um grupo de judeus hassídicos — corrente ultraortodoxa da religião — e criada pelos avós, cuja lealdade às tradições muitas vezes intrigava a mente curiosa da jovem, Deborah escondia volumes de Jane Austen e Louisa May Alcott para imaginar uma vida alternativa entre os arranha-céus de Manhattan.

Ao fim da adolescência, submetida a um aspecto comum a diversas tradições conservadoras, Deborah se vê presa em um casamento disfuncional com um homem que mal conhece. O isolamento e a intransigência da comunidade deixam o jovem casal despreparado para o relacionamento, bem como para as responsabilidades paternas que se seguem. Quando consegue enfim se afastar do bairro onde sempre morou e organizar uma rotina com algumas liberdades, a tensão entre os desejos e os compromissos religiosos de Deborah aumenta. Até que, farta de ver o marido colocar a estrita observância da tradição acima do bem-estar da família, ela decide abandonar tudo que um dia chamou de vida.

Ousado e em certa medida catártico, o livro de memórias de Deborah Feldman lança luz ao funcionamento de grupos religiosos ortodoxos que costumam ser tão misteriosos quanto intrigantes para quem vê de fora — uma narrativa tão forte que deu origem a uma minissérie de quatro episódios na Netflix. Por meio de sua impressionante história de fuga da repressão, em busca de autoconhecimento, Nada ortodoxa fala de liberdade e independência, mas também de laços e senso de pertencimento, levando-nos a refletir sobre o equilíbrio tênue entre essas noções.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
Nada Ortodoxa
Nada Ortodoxa

Similares

(4) ver mais
Não Fale Com Estranhos
Por lugares incríveis
Judaísmo por opção
Unorthodox

Resenhas para Nada Ortodoxa (152)

ver mais
on 16/9/20


Empatia é a capacidade de se conectar com as dores do outro, vivenciar a alteridade sem se desligar de si. Ler Deborah Feldman é um exercício de empatia e alteridade como poucos – se procura algo parecido leia Xinran (sério, leia Xinran). Não é o melhor livro que li esse ano –primeira obra da autora com problemas óbvios que, por vezes prejudica e em outras enriquece a obra. Mas dói, dói muito e o valor de sua literatura está nessa dor que ela compartilha com o mundo, sua capacidade ... leia mais

Vídeos Nada Ortodoxa (2)

ver mais
NADA ORTODOXA | DEBORAH FELDMAN | EDITORA INTRÍNSECA

NADA ORTODOXA | DEBORAH FELDMAN | EDITORA INT

Nada Ortodoxa - Livro X Série

Nada Ortodoxa - Livro X Série


Estatísticas

Desejam201
Trocam7
Avaliações 4.3 / 661
5
ranking 55
55%
4
ranking 35
35%
3
ranking 9
9%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

10%

90%

eldegod
cadastrou em:
29/08/2020 14:29:08
Pri Paiva
editou em:
01/09/2020 12:26:25
Pri Paiva
aprovou em:
01/09/2020 12:23:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR