Neve

Neve Orhan Pamuk
Orhan Pamuk


Compartilhe


Neve





Aprisionado pela neve em uma minúscula e remota cidade da Turquia, o poeta Ka se vê no epicentro de um microcosmo de conflitos raciais e religiosos do mundo muçulmano.

Neve, que o autor Ohran Pamuk define como "seu primeiro e último romance político", conta a história de Ka, poeta exilado na Alemanha, que viaja a uma pequena cidade turca com o pretexto de investigar a onda de suicídios entre jovens muçulmanas que assola o vilarejo. Durante essa visita, uma nevasca bloqueia todas as estradas, insulando a cidade do resto do mundo. É nesse clima de isolamento que um veterano ator e sua mulher aproveitam para liderar um golpe militar.

Embora tenha se distanciado da política há muitos anos, Ka é alçado a protagonista involuntário dessa revolução. Nada menos apropriado para o escritor cujo desejo, além de se casar com Ìpek, antiga colega de escola, é apenas registrar as poesias que lhe escapam há anos, mas que agora passam a fluir com extrema naturalidade. Mas o turbilhão provocado pelo golpe traz à tona a truculência das forças de segurança, antigos ajustes de contas e o radicalismo de alguns militantes islâmicos. Enquanto Ka tenta se equilibrar entre as diversas facções em choque, vê a cidade se tornar um microcosmo dos conflitos raciais, políticos e étnicos da Turquia, além de palco da sua tragédia pessoal.

"Pamuk é o tipo de escritor para o qual o prêmio Nobel foi inventado."
Daily Telegraph

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Neve
Neve
Neve

Similares

(18) ver mais
Quando o Irã Censura uma História de Amor
Desonra
Jovens de um Novo Tempo, Despertai!
Uma Curva no Rio

Resenhas para Neve (103)

ver mais
3 weeks, 6 days ago


Sempre leio romances políticos com uma certa expectativa, e é isso o que esse livro trata. O crime que se torna o fio narrativo é apenas a forma escolhida por Pamuk para poder escancarar o conflito religioso-político que atualmente domina a Turquia. Uso esse advérbio de tempo com cuidado, pois pelo que lembro de História, nunca deixou de o ser na região. Ka, nosso protagonista, é o responsável pela divisão do livro. Na primeira parte, seus pensamentos parecem os de um estrangeiro... leia mais

Estatísticas

Desejam422
Trocam29
Avaliações 3.7 / 1.629
5
ranking 26
26%
4
ranking 34
34%
3
ranking 28
28%
2
ranking 9
9%
1
ranking 3
3%

26%

74%

Justi
cadastrou em:
18/11/2008 18:04:51
marcooscaioo
editou em:
04/03/2024 10:20:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR