Novas Teorias dos Movimentos Sociais

Novas Teorias dos Movimentos Sociais Maria da Glória Gohn


Compartilhe


Novas Teorias dos Movimentos Sociais





Mais de dez anos após a publicação de Teorias dos movimentos sociais:paradigmas clássicos e contemporâneos por Edições Loyola, está edição apresenta as novas teorias dos movimentos sociais, com o objetivo de mapeá-las, destacar alguns de seus teóricos, localizar o surgimento histórico dessas matrizes, analisar as questões centrais de suas abordagens - com destaque para a América Latina -, investigar as novas formas de ação coletiva que surgiram nos últimos anos e que deram origem às novas abordagens e , ainda, focalizar as explicações sobre as redes de articulações sobre os movimentos, os projetos sociais de que participam e as políticas e parcerias que constroem o repertório de suas ações.
A preocupação com a teorização sobre os movimentos sociais ocorre porque, d eum lado, eles ganharam visibilidade na própria sociedade, enquanto fenômenos históricos concretos, e, de outro, a ampliação dos sujeitos participantes no campo social colocou as ações coletivas num universo amplo, reconstruindo e construindo novas teorias da sociedade civil, e nesta os movimentos sociais são citados como uma das ações sociais por excelência.
A primeira parte deste livro trata das teorias propriamente ditas dos movimentos. A segunda destaca a obra de Alain Touraine, suas formulações teóricas sobre os movimentos sociais dos anos de 1960-2008. A terceira analisa o desenvolvimento histórico e as concepções teóricas de um movimento social específico: o das mulheres.

Edições (1)

ver mais
Novas Teorias dos Movimentos Sociais

Similares

(6) ver mais
Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil
Sistemas de poder
Teorias dos Movimentos Sociais
Sociologia dos Movimentos Sociais

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 4.0 / 5
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

63%

Van
cadastrou em:
21/02/2013 11:17:18