O Amor Natural

O Amor Natural Carlos Drummond de Andrade


Compartilhe


O Amor Natural





Publicado em 1992, cinco anos depois da morte de Carlos Drummond de Andrade, O amor natural foi saudado, com justiça, como um grande acontecimento cultural: a lírica erótica (e por vezes pornográfica) de um dos maiores poetas da literatura brasileira finalmente vindo a lume. Mais de vinte anos depois de sua publicação original, pode-se dizer que a leitura do livro ganha ainda mais importância: os poemas eróticos de Drummond, que na edição original foram lidos quase como uma excentricidade dentro de uma vasta e importante obra, estão entre os maiores exemplos dessa modalidade de lirismo em qualquer idioma. Mais do que isso, grande parte deles está à altura dos maiores momentos do poeta mineiro.
Fortes, intensos e sem o travo de melancolia da poesia amorosa de Drummond, os poemas de O amor natural chegam a ser solares em sua clara e positiva afirmação do desejo sexual, do conhecimento físico entre duas pessoas e da vitória contra a morte que representa a busca pelo prazer. Compostos no decurso da longa carreira literária do autor, os textos reafirmam a enorme vitalidade - pessoal e literária - do autor.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (4)

ver mais
O Amor Natural
O amor natural
O amor natural
O Amor Natural

Similares

(11) ver mais
Coma de 4
Brejo das Almas
A Paixão Medida
Corpo

Resenhas para O Amor Natural (12)

ver mais
A sexualidade está ali, nos versos mais simples aos mais complicados
on 20/2/13


Amor - pois que é palavra essencial “(...) O corpo noutro corpo entrelaçado, fundido, dissolvido, volta à origem dos seres, que Platão viu completados: é um, perfeito em dois, são dois em um. Integração na cama ou já no cosmo? Onde termina o quarto e chega aos astros? Que força em nossos flancos nos transporta a essa extrema região, etérea, eterna? (...)” Carlos Drummond de Andrade – O Amor Natural O AMOR NATURAL apresenta um lado pouco conhecido de Drummond: são poem... leia mais

Estatísticas

Desejam102
Trocam1
Avaliações 4.2 / 534
5
ranking 51
51%
4
ranking 27
27%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

32%

68%

Marcos
cadastrou em:
08/05/2014 21:46:13
- bia !
editou em:
15/07/2016 19:42:17