O Anel dos Nibelungos

O Anel dos Nibelungos A. S. Franchini
Carmen Seganfredo


Compartilhe


O Anel dos Nibelungos





Fonte de inspiração para as mais variadas áreas, a mitologia nórdica influenciou uma legião de artistas na criação de suas obras, tal como o escritor inglês J. R. R. Tolkien e o argentino Jorge Luis Borges. Também o compositor alemão Richard Wagner utilizou as lendas vikings para compor a famosa tetralogia operística O Anel dos Nibelungos, que apresentamos sob forma romanceada de uma pequena novela.

Artista ousado, Richard Wagner procurou sempre aliar em suas óperas o antigo e o moderno, dando às velhas lendas germânicas, de fundo pagão ou cristão, um tratamento formal inovador.

O Anel dos Nibelungos, considerada por muitos como a obra-prima de Wagner, é sua obra mais expressiva e também a mais fascinante. Num exaustivo trabalho que durou cerca de trinta anos, criou dezoito horas de música, composta por quatro óperas interligadas: O ouro do Reno, A valquíria, Siegfried e O crepúsculo dos deuses, sendo as duas últimas mais intensas do ponto de vista dramático.

Nestas histórias, não faltam ação, romance e até a presença de uma insuspeita veia cômica, já que a maioria dos personagens transitam pelo grotesco, numa profusão de anões, gigantes e elfos. Eis aqui uma das principais “raízes” das modernas sagas de RPG.

Edições (1)

ver mais
O Anel dos Nibelungos

Similares

(11) ver mais
As Mais Originais Histórias da Mitologia Galesa
Maravilhas do Conto Mitológico
A Saga de Njal
Os Filhos de Odin

Resenhas para O Anel dos Nibelungos (27)

ver mais
on 3/12/10


O livro é a versão romanceada da ópera homônima do compositor alemão Richard Wagner. "Der Ring des Nibelungen", título original em alemão, foi também fonte de inspiração para J. R. R. Tolkien escrever a trilogia "O Senhor dos Anéis", suas obras mais famosas. Este livro pode ser considerado como um retrato da mitologia germânica por Wagner, mostrando que outros povos além dos gregos e romanos também possuiam uma cultura rica e bem evoluida. Em comparação com os livros de Tolkie... leia mais

Estatísticas

Desejam201
Trocam2
Avaliações 3.9 / 808
5
ranking 35
35%
4
ranking 32
32%
3
ranking 25
25%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

41%

59%

Leonardo T.
cadastrou em:
23/01/2009 02:23:38