O Anjo Silencioso

O Anjo Silencioso Heinrich Böll


Compartilhe


O Anjo Silencioso





Primeiro romance de Heinrich Böll, O anjo silencioso foi concluído em 1950, mas, por razões biográficas e econômicas, mesmo na Alemanha só veio a público em edição póstuma, de 1992, quando o autor completaria 75 anos.



A história do regresso do soldado Hans a sua cidade em ruínas, ao fim da Segunda Guerra Mundial; seu encontro com Regina e o amor que nasce entre ambos, com momentos de lirismo e candura hoje raros; a trama de herança em que se vêem indiretamente envolvidos, sinal da perpetuação de estruturas de poder vigentes na Alemanha hitlerista; a presença do intelectual católico Dr. Fischer, como antagonista patético mas decisivamente perigoso; o encontro de Hans com a solidariedade espontânea e firme do capelão em uma pequena igreja em ruínas; o simbólico encontro com a estátua de um anjo caído, que afundará na lama sob o peso da arrogância intelectual e da avidez por dinheiro, eis aí os elementos que servem de material à composição de um texto envolvente e profundamente humano.



Böll e seus contemporâneos, como bem revela O anjo silencioso, constituíram uma geração de homens e mulheres marcados de forma irremediável pela Segunda Grande Guerra. Suas vivências, após o fim do conflito, em 1945, foram transformadas pela miséria material, pela submissão à presença maciça de exércitos estrangeiros, pela descoberta da inconsistência e absurdo das crenças políticas do passado e pelo pasmo diante das atrocidades cometidas durante a guerra (para alguns até então desconhecidas).




Edições (2)

ver mais
O Anjo Silencioso
O Anjo Silencioso

Similares

(4) ver mais
Berlin Finale
O Tambor
Armagedom
O que vai ser desse rapaz?

Resenhas para O Anjo Silencioso (1)

ver mais
Sublime.
on 24/10/16


Altíssima literatura, para mentes evoluídas.... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 51
5
ranking 27
27%
4
ranking 35
35%
3
ranking 29
29%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Helena
cadastrou em:
09/01/2009 23:12:44