O Brasil Antes dos Brasileiros

O Brasil Antes dos Brasileiros André Prous


Compartilhe


O Brasil Antes dos Brasileiros


A Pré-História do Nosso País




O crescente interesse pela arqueologia brasileira contrasta com o número reduzido de títulos sobre o assunto disponível nas livrarias. O Brasil antes dos brasileiros, escrito por um dos maiores especialistas da área, representa uma importante contribuição para a modificar esse quadro.



André Prous nos apresenta neste livro um panorama atualizado e sintético do estado-da-arte do conhecimento arqueológico sobre o Brasil pré-colonial. Em linguagem clara e compreensível para os não-iniciados, analisa nosso acervo arqueológico em toda a sua diversidade e desfaz a falsa impressão - bastante difundida - de uma realidade homogênea. A partir do estudo de vestígios materiais, Prous discute o povoamento inicial e os processos de colonização do território, o desenvolvimento do manejo da natureza e as variadas estratégias de sobrevivência das populações ameríndias, bem como seus modos de coexistência.



A leitura deste livro, acima de tudo, faz com que nos libertemos dos estereótipos a respeito do nosso passado e da visão etnocêntrica que trata o "novo" continente "descoberto" pelos europeus no final do século XV a partir de uma perspectiva evolucionista. Sua publicação na Nova Biblioteca de Ciências Sociais certamente contribuirá para que a arqueologia brasileira seja mais bem conhecida por novas gerações de estudantes e interessados na área".



Celso Castro (pesquisador e atual diretor da CPDOC/FGV)

História

Edições (1)

ver mais
O Brasil Antes dos Brasileiros

Similares

(14) ver mais
1499 - O Brasil antes de Cabral
1491: Novas revelações das Américas antes de Colombo
1491: New Revelations of the Americas Before Columbus
O Povo do Pampa

Resenhas para O Brasil Antes dos Brasileiros (3)

ver mais
Um passado plural
on 18/3/10


Em "O Brasil antes dos Brasileiros", André Prous, arqueólogo francês em atividade no Brasil desde os anos 70 e um dos descobridores do famoso esqueleto de Lagoa Santa conhecido como “Luzia”, oferece a leigos e professores de história uma síntese do estado-da-arte do conhecimento arqueológico da pré-história do Brasil. Apesar de concisa, é uma obra indispensável para o leigo e o professor de história adquirirem uma visão coerente e realista do passado deste território. Para muitos país... leia mais

Estatísticas

Desejam32
Trocam2
Avaliações 3.8 / 78
5
ranking 22
22%
4
ranking 41
41%
3
ranking 33
33%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Ivan
cadastrou em:
04/09/2009 19:33:20
S.
editou em:
18/12/2018 02:19:05