O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo


Compartilhe


O Cortiço (Obra completa #1)





O livro narra inicialmente a saga de João Romão rumo ao enriquecimento. Para acumular capital, ele explora os empregados e se utiliza até do furto para conseguir atingir seus objetivos. João Romão é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira. Sua amante, Bertoleza, o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso.

Em oposição a João Romão, surge a figura de Miranda, o comerciante bem estabelecido que cria uma disputa acirrada com o taverneiro por uma braça de terra que deseja comprar para aumentar seu quintal. Não havendo consenso, há o rompimento provisório de relações entre os dois.

Com inveja de Miranda, que possui condição social mais elevada, João Romão trabalha ardorosamente e passa por privações para enriquecer mais que seu oponente. Um fato, no entanto, muda a perspectiva do dono do cortiço. Quando Miranda recebe o título de barão, João Romão entende que não basta ganhar dinheiro, é necessário também ostentar uma posição social reconhecida, freqüentar ambientes requintados, adquirir roupas finas, ir ao teatro, ler romances, ou seja, participar ativamente da vida burguesa.

No cortiço, paralelamente, estão os moradores de menor ambição financeira. Destacam-se Rita Baiana e Capoeira Firmo, Jerônimo e Piedade. Um exemplo de como o romance procura demonstrar a má influência do meio sobre o homem é o caso do português Jerônimo, que tem uma vida exemplar até cair nas graças da mulata Rita Baiana. Opera-se uma transformação no português trabalhador, que muda todos os seus hábitos.

A relação entre Miranda e João Romão melhora quando o comerciante recebe o título de barão e passa a ter superioridade garantida sobre o oponente. Para imitar as conquistas do rival, João Romão promove várias mudanças na estalagem, que agora ostenta ares aristocráticos.

O cortiço todo também muda, perdendo o caráter desorganizado e miserável para se transformar na Vila João Romão.

O dono do cortiço aproxima-se da família de Miranda e pede a mão da filha do comerciante em casamento. Há, no entanto, o empecilho representado por Bertoleza, que, percebendo as manobras de Romão para se livrar dela, exige usufruir os bens acumulados a seu lado.

Para se ver livre da amante, que atrapalha seus planos de ascensão social, Romão a denuncia a seus donos como escrava fugida. Em um gesto de desespero, prestes a ser capturada, Bertoleza comete o suicídio, deixando o caminho livre para o casamento de Romão.

Literatura Brasileira / Ficção / Romance

Edições (153)

ver mais
O Cortiço
O cortiço
O cortiço (eBook)
O cortiço

Similares

(110) ver mais
A metamorfose
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Inocência
As parceiras

Resenhas para O Cortiço (2.514)

ver mais
on 10/10/20


No começo a narrativa é lenta, pois tudo é muito detalhado.A história gira em torno do cortiço, o enredo envolve muitos personagens, então as vezes pode ser difícil ligar um nome a um personagem que já foi descrito anteriormente, mas no decorrer da história vamos logo identificando cada um. Os personagens são estereotipados, com alguns exageros em suas características - um dos pontos do naturalismo. Vários outros temas são abordados no livro como adultério,inveja, prostituição, traição... leia mais

Vídeos O Cortiço (6)

ver mais
Livro: O cortiço por Aluísio Azevedo

Livro: O cortiço por Aluísio Azevedo

AUDIOLIVRO:  O Cortiço, de Aluísio de Azevedo

AUDIOLIVRO: O Cortiço, de Aluísio de Azevedo

Vlog na USP ep 3 Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin | Kemiroxtv

Vlog na USP ep 3 Biblioteca Brasiliana Guita

O Cortiço, Aloísio de Azevedo - Veredito

O Cortiço, Aloísio de Azevedo - Veredito


Estatísticas

Desejam1.655
Trocam1.139
Avaliações 3.8 / 56.925
5
ranking 30
30%
4
ranking 34
34%
3
ranking 25
25%
2
ranking 7
7%
1
ranking 3
3%

22%

78%

x.royer
cadastrou em:
07/08/2023 16:14:01
x.royer
editou em:
07/08/2023 16:17:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR