O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe


Compartilhe


O Corvo





Para comemorar, a editora Empíreo está lançando ainda este ano a primeira versão trilingue do poema de Poe - em inglês, português (Machado de Assis e Fernando Pessoa) e francês (Charles Baudelaire). Desta vez a obra vem ilustrada pela artista Lupe Vasconcelos.

Escrito originalmente em 1845, o poema “O Corvo”, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, já foi traduzido em diversos idiomas. Apenas na língua portuguesa traz a assinatura de nomes como Machado de Assis, Fernando Pessoa e Milton Amado. À parte o peso da responsabilidade de realizar uma nova versão depois desses grandes escritores, a própria obra exige respeito e cuidado. Foi com essa compreeensão que o escritor Luiz Antonio Aguiar lançou-se na desafiadora tarefa de tornar o texto atraente ao público jovem, sem comprometer a deliberação exigida por Poe. Nesse sentido, afirma Aguiar, “privilegiaram-se versos que não buscam a métrica e a rima. A versão pretende preservar, ao máximo, o sentido das palavras utilizadas no original e do próprio poema e assim, destacar a condição psicológica e existencial do personagem que recebe a funesta visita do Corvo”. A obra é retratada pelas ilustrações de Ryan Price que, com seus traços – comparados aos de animações cinematográficas como A Noiva Cadáver, de Tim Burton -, intensificam o clima gótico do poema. De acordo com Aguiar, “Price destacou os trechos mais assustadores do poema, como o mergulho do narrador na demência, culminando com a última ilustração – uma imagem aterrorizante do narrador aprisionado em um vulto do corvo, que se fecha à sua volta”.

Suspense e Mistério / Contos / Poemas, poesias / Terror

Edições (14)

ver mais
O Corvo
O corvo
O Corvo
O Corvo

Similares

(40) ver mais
Auguste Dupin
O Corvo
Quem matou Edgar Fortunato?
Contos

Resenhas para O Corvo (57)

ver mais
O íntimo romântico
on 29/11/09


The Raven ("O Corvo") foi publicado pela primeira vez em 1845. É um poema notável por sua musicalidade, língua estilizada e atmosfera sobrenatural provenientes tanto da métrica exata, permeada de rimas internas e jogos fonéticos, quanto do Talento singular de Poe, um dos maiores expoentes tanto do romantismo quanto da própria literatura americana. É, antes de tudo, ao meu ver, um passeio ao autoconhecimento, aos questionamentos anteriores. Quem é seu corvo? Você o conhece? O corvo de P... leia mais

Vídeos O Corvo (31)

ver mais
Edgar Allan Poe: The raven (as read by Vincent Price)

Edgar Allan Poe: The raven (as read by Vincen

The Raven, by Edgar Allan Poe

The Raven, by Edgar Allan Poe

The Raven from NEVERMORE - The Imaginary Life and Mysterious Death of Edgar Allan Poe

The Raven from NEVERMORE - The Imaginary Life

John Astin Reads The Raven By Edgar Allan Poe

John Astin Reads The Raven By Edgar Allan Poe


Estatísticas

Desejam678
Trocam4
Avaliações 4.4 / 2.423
5
ranking 58
58%
4
ranking 27
27%
3
ranking 12
12%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

32%

68%

Jessy
cadastrou em:
23/12/2015 22:09:23
A.A
editou em:
28/06/2016 21:49:57