O Desejado

O Desejado Aydano Roriz


Compartilhe


O Desejado


A fascinante história de Dom Sebastião




O fascinante em romances históricos é que, às vezes, a História mostra-se mais surpreendente e dramática que a própria ficção. É bem o caso de O Desejado.


Este romance é fruto de um amplo trabalho de pesquisa histórica de Aydano Roriz. Envolveu visitas a vários dos lugares retratados nesta obra (Portugal, Bélgica, Espanha), consultas a centenas de sites da Internet e aquisição de livros do século XVII em português arcaico. A idéia original de Aydano era romancear os quase doze meses de ocupação holandesa na Bahia. Mas puxa um fio aqui, desembaraça um nó histórico ali, o autor foi descobrindo circunstâncias tão curiosas sobre o Portugal daquele tempo que decidiu adiar o projeto e começar este.


Todos os personagens que permeiam o romance atuaram no palco da História, nas circunstâncias descritas. O que o autor fez foi emprestar a cada um deles vida nova e personalidade.


Rei aos três anos de idade, morto aos vinte e quatro em cruzada contra os muçulmanos, Dom Sebastião mudou a História de Portugal. Transformado em mito, vários séculos depois ainda vive no imaginário popular.


O Desejado é o terceiro romance histórico de Aydano Roriz. Historiador de fim-de-semana, a vivência na área jornalística não permite que Aydano se atenha a apenas uma versão dos fatos. O gostoso, mesmo, é cruzar fontes antagônicas, para chegar depois à sua própria conclusão diz o autor.


O porquê da paixão pela História?...Simples. Quinhentos anos antes de Cristo, Confúcio já dizia: Se queres prever o futuro, estuda o passado. Prever o futuro, como queria o filósofo chinês, talvez seja carregar demais nas tintas. Mas que conhecendo a História fica mais fácil entender uma porção de coisas, isso lá, fica finaliza o autor.


Sobre o autor:

Nascido em Juazeiro, Bahia, em junho de 1949, Aydano foi criado em Salvador, mudou-se para São Paulo, e trabalha em revistas desde 1972.

Atualmente é proprietário da Editora Europa.

Além deste, publicou Os Diamantes não são eternos e 1549- Romance nas Terras de Santa Cruz.

Edições (2)

ver mais
O Desejado
O Desejado

Similares

(17) ver mais
Dom Pedro I Vampiro
Em Nome del Rei
A Casa de Avis
Nau capitânia

Resenhas para O Desejado (2)

ver mais
Hermafrodita...
on 6/11/15


O livro revela muitos detalhes curiosos e retrata um panorama do que era viver na época ....... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam2
Avaliações 3.5 / 50
5
ranking 14
14%
4
ranking 38
38%
3
ranking 38
38%
2
ranking 8
8%
1
ranking 2
2%

47%

53%

orffeus
cadastrou em:
05/03/2009 23:01:49