O Desejo da Psicanálise

O Desejo da Psicanálise Leonardo da Silva Brasiliense Junior


Compartilhe


O Desejo da Psicanálise





Tomando cada construção humana, seja um sistema linguístico, um projeto de engenharia, uma religião, um crime ou até uma paquera, por palavra integrada em uma rede simbólica, considera-se o homem um animal falante.
Se pensarmos que a Psicanálise já bateu muito na fala, e que por isso ela possa se apresentar gasta e pesada, fica útil redizermos.
Vendo qualquer coisa referente ao humano, por exemplo, a arte, as ciências, o esporte, a inveja ou a graça, sob seu aspecto de artificialidade, o homem é um produtor.
No decorrer deste trabalho, nosso objetivo não foi outro senão perseguir o motivo dessa produção, da produção humana (lida como "o produzir-se de uma espécie"). Através da análise de uma força que se delineia entre pontos específicos de obras desenvolvidas desde 1807 (Hegel) até nossos dias (Magno), vimos erigir-se um nome para aquele "motivo": o Desejo.

Psicologia

Edições (1)

ver mais
O Desejo da Psicanálise

Similares


Resenhas para O Desejo da Psicanálise (0)

ver mais
Resenha completa no Instagram @livrosdamiho
on 12/3/21


Esse é o único livro técnico do autor Leonardo Brasiliense (autor que sou muito fã), e ele foca basicamente no desejo em todos os aspectos pela óptica da psicanalise. Ele explica que na execução da tarefa de revelar o sujeito do desejo, cabe ressaltar algumas teorias freudianas como o recalque originário, complexo de édipo e transparência. Leitura difícil exatamente por ser técnico e por não ser da minha área de estudo, mas não posso deixar de dizer que pude aprender um pouco sim, sob... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.5 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 50
50%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Barbara Miho
cadastrou em:
21/04/2020 16:19:16