O Diário de Myriam

O Diário de Myriam Myriam Rawick
Philippe Lobjois


Compartilhe


O Diário de Myriam





De um lado, uma menina judia que passou anos escondida no Anexo Secreto tentando sobreviver à guerra de Hitler. De outro, uma garota síria que sonha ser astrônoma e vê seu mundo girar após a eclosão de um conflito que ela nem mesmo compreende. Mesmo separadas por mais de setenta anos, Anne Frank e Myriam Rawick têm um elo comum: ambas são símbolos de esperança e resistência contra os horrores de um país em guerra e acreditam no poder das palavras.

O Diário de Myriam é um registro comovente e verdadeiro sobre a Guerra Civil Síria. Escrito em colaboração com o jornalista francês Philippe Lobjois, que trabalhou ao lado de Myriam para enriquecer as memórias que ela coletou em seu diário, o livro descortina o cotidiano de uma comunidade de minoria cristã que sofre com o conflito através dos olhos de uma menina.

Assim como acompanhamos a Segunda Guerra Mundial pelos olhos da pequena Ada em A Guerra que Salvou a Minha Vida e A Guerra que Me Ensinou a Viver, O Diário de Myriam apresenta a perspectiva de uma menina que teve sua infância roubada ao crescer rodeada pelo sofrimento provocado pela Guerra da Síria, iniciada em 2011. Myriam começou a registrar seu cotidiano após sugestão da mãe, que propôs que ela contasse tudo aquilo que viveu para, um dia, poder se lembrar de tudo o que aconteceu.

Escrito entre novembro de 2011 a dezembro de 2016, o diário alterna entre as doces memórias do passado na cidade de Alepo e os dias carregados de incertezas e dolorido. E é com a sensibilidade de uma autêntica contadora de histórias que ela narra a preocupação crescente de seus pais com as manifestações contra a repressão, o sequestro de seu primo pelo governo, as notícias na televisão, as pinturas revolucionárias nos muros da escola e, por fim, os bombardeios que destroem tudo aquilo que ela conhecia.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O Diário de Myriam

Similares

(7) ver mais
O Diário de Anne Frank
O Menino do Pijama Listrado
Nujeen
The war that saved my life

Resenhas para O Diário de Myriam (46)

ver mais
Não posso dar nota para um livro desses
on 5/8/18


Um livro de não ficção, que mostra uma dura realidade pelos olhos de uma inocência pisada e de uma vida tirada. Myriam é inspiradora por conseguir passar por tudo isso e ainda ter a coragem de revelar para o mundo seus sentimentos durante a guerra na Síria. Não dou nota para esse livro. não consigo avaliar a vida de uma pessoa, pois o livro é a vida da garota. Os piores momentos da vida dela. É um livro que deve ser lido. É essencial.... leia mais

Vídeos O Diário de Myriam (19)

ver mais
O Diário de Myriam - Myriam Rawick & Philippe Lobjois [RESENHA]

O Diário de Myriam - Myriam Rawick & Philippe

MARAVILHOSO E EMOCIONANTE: O DIÁRIO DE MYRIAM ??| Livros e Fuxicos

MARAVILHOSO E EMOCIONANTE: O DIÁRIO DE MYRIAM

Uma criança no meio da guerra ? | O DIÁRIO DE MYRIAM (Myriam Rawick)

Uma criança no meio da guerra ? | O DIÁRIO DE

DOR E ESPERANÇA EM O DIÁRIO DE MYRIAM, MYRIAM RAWICK E PHILIPPE LOBJOIS | Pronome Interrogativo

DOR E ESPERANÇA EM O DIÁRIO DE MYRIAM, MYRIAM


Estatísticas

Desejam777
Trocam1
Avaliações 4.6 / 456
5
ranking 69
69%
4
ranking 25
25%
3
ranking 5
5%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

10%

90%

Daiane
cadastrou em:
23/05/2018 12:03:08
Tati T
editou em:
16/11/2018 19:53:00