O diário de um louco

O diário de um louco Lu Xun


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O diário de um louco


Contos completos de Lu Xun




Considerado o maior escritor chinês do século XX, Lu Xun (1881-1936) se destacou sobretudo por seus contos, reunidos aqui em O diário de um louco - Contos completos de Lu Xun, que compreende as três coletâneas de histórias curtas publicadas pelo autor: O grito, Hesitação e Histórias antigas recontadas.

Nelas se encontra um autor irônico e profundamente crítico das tradições de seu país, e também um painel de tintas fortes da cultura chinesa, sua rotina e seus mitos. Os contos foram traduzidos por Beatriz Henriques, Cesar Matiusso, Marcelo Medeiros, Marina Silva e Pedro Cabral, com coordenação e revisão técnica de Ho Yeh Chia, professora de língua e literatura chinesa do Departamento de Letras Orientais da Universidade de São Paulo, que também assina o posfácio. O livro conta, ainda, com numerosas notas de rodapé que elucidam aspectos históricos e culturais da China.

Tal é a força dos escritos ficcionais e teóricos de Lu Xun que foram apropriados por diferentes tendências, sobretudo após sua morte. Mao Tsé-Tung, o dirigente máximo da China comunista entre 1949 e 1976, atribuía a Lu Xun o papel de farol da Revolução Cultural dos anos 1960 e 1970. Mas o próprio escritor qualificou sua postura política como “horizontal”, ou seja, equidistante entre o conservadorismo e as ideias da esquerda chinesa.

O conto que dá título à coletânea foi a primeira obra literária escrita em chinês vernacular, que incorpora as variações linguísticas de todo o país, em contraposição ao padrão clássico dominante.

Lu Xun destacou-se pela sutil mordacidade com que aborda o modo de ser e pensar dos chineses, e procurou trazer para sua obra literária as influências que recebeu de autores europeus, sobretudo os russos, além das novidades da ciência “estrangeira”, como o evolucionismo darwinista e a medicina moderna. Seus dois contos mais célebres, “O diário de um louco” e “A verdadeira história de Ah Q” tratam de questões ancestrais com olhar crítico e observam o canibalismo como símbolo das regras sociais chinesas. O termo “Ah Q-ísmo” incorporou-se ao vocabulário chinês para definir o hábito de considerar as derrotas como “vitórias morais”.

Além desses dois, os outros contos da primeira parte do livro, O grito, originalmente publicado em 1923, abordam diversos costumes arcaicos, entre eles a ingestão de pão embebido em sangue humano como medicamento, a obrigatoriedade draconiana do uso de tranças e a posição subalterna das mulheres na sociedade chinesa. Em Hesitação, reunião publicada em 1926, o olhar crítico intercala-se com contos que elogiam o amor conjugal e o fraternal (o próprio Lu Xun manteve uma parceria afetiva e intelectual com o irmão, Zhou Zuoren). A reunião Histórias antigas recontadas (1936) abraça o elemento fantástico das fábulas chinesas e imagina um encontro entre os dois grandes pensadores que orientaram milenarmente a filosofia chinesa, Confúcio e Laozi (também conhecido como Lao Tse e Lao Tzu).

Como relata a professora Ho Yeh Chia no posfácio da edição, durante vários anos Lu Xun simpatizou com o Partido Comunista da China. Ele militou na Liga dos Escritores de Esquerda e sugeria uma “literatura revolucionária de todos para todos”.

Depois de todas as revisões históricas, Lu Xun continua sendo um autor canônico na China e no Japão e traduzido em vários idiomas. Um indicador de sua importância é que uma carta que escreveu, de apenas uma página, foi arrematada em leilão em 2013 por 6,5 milhões de yuans, o equivalente a mais de 1 milhão de dólares.

Além dos contos, Lu Xu publicou traduções, ensaios e poemas em prosa.

Contos / Literatura Estrangeira

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Reflexões e Contradições no "Diário de um Louco"
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"Diário de um Louco" é uma narrativa intensa e multifacetada de Lu Xun, uma figura proeminente na literatura chinesa moderna. Esta obra não apenas expõe as mazelas sociais da China no início do século XX mas também oferece um mergulho profundo na psique humana, tecendo uma crítica complexa ao canibalismo cultural e moral. Através dos olhos do narrador, mergulhamos num mundo onde a linha entre sanidade e loucura se desfaz, refletindo o conflito entre tradições arraigadas e a necessid... leia mais

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