O feminismo tático de Bertha Lutz

O feminismo tático de Bertha Lutz Rachel Soihet


Compartilhe


O feminismo tático de Bertha Lutz (Série Feministas)





Quando se fala em história da mulher no Brasil, um dos primeiros nomes que costuma ser lembrado sem dúvida é o de Bertha Lutz, tal foi o seu carisma, sua importância, e o papel decisivo que desempenhou durante tantos anos nesta história.

Por isso saudamos com entusiasmo a entrada de Bertha Lutz na Série Feministas da Editora Mulheres. Ela chega para engrandecer ainda mais esta oportuna iniciativa, e preencher a absurda lacuna no registro de nossa memória. Bertha Lutz, com seu atuante grupo de companheiras, foi incansável na criação de associações e periódicos feministas, bem como na promoção de conferências públicas visando a conscientizar homens e mulheres de seus direitos. Também realizou com muita competência o importante trabalho de sensibilização das lideranças políticas de parlamentares, para poder alcançar os seus propósitos. E não era apenas o voto que exigia, mas o fim da tutoria masculina e a plena independência da mulher através do trabalho, do estudo e da conquista dos direitos civis, em consonância com o pensamento libertário mais avançado de seu tempo.

E quem nos apresenta Bertha Lutz não podia ser ninguém mais que Rachel Soihet, importante intelectual feminista que, desde a década de 70, investiga a atuação da líder do sufrágio feminino no Brasil. Autora de relevante bibliografia sobre violência simbólica e feminismo, Rachel Soihet é reconhecida também por sua inegável contribuição para a abertura da historiografia às novas temáticas. E, ainda nos anos 80, por ter enfrentado os preconceitos da academia quanto às suas reflexões sobre a mulher pobre no Rio de Janeiro do século XIX. Se hoje os estudos sobre a mulher são realizados com tanta naturalidade em nossas universidades, com certeza isso se deve a iniciativas pioneiras de intelectuais como ela.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
O feminismo tático de Bertha Lutz

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

6%

94%

Carolina
cadastrou em:
01/11/2016 02:53:33