O Livro do Travesseiro

O Livro do Travesseiro Sei Shonagon


Compartilhe


O Livro do Travesseiro





Como explicar que um livro escrito no final do século X, início do XI, por uma dama da corte a serviço de sua Imperatriz, em Quioto, numa sociedade tão diversa da nossa quanto o Japão feudal, possa tocar o leitor contemporâneo com tamanho frescor e alegria?

A resposta está no olhar extremamente aguçado de sua autora, Sei Shônagon (c. 966-1020), que conta no Ocidente com um largo número de admiradores - de Jorge Luis Borges, que traduziu parcialmente O Livro do Travesseiro para o espanhol, ao diretor inglês Peter Greenaway, que se inspirou na obra para criar o premiado filme The Pillow Book.

Com uma capacidade de produzir insights inesperados praticamente a cada página, Sei Shônagon ilumina tanto os pequenos fatos do cotidiano no Palácio Imperial, como os fenômenos da natureza, as sutis interações da vida social e a refinada trama de valores estéticos que enlaça e organiza praticamente todas as esferas da cultura.

Verdadeiro recenseamento dos costumes, práticas e mentalidades do período Heian - aquele em que se forma e sistematiza a estética propriamente japonesa -, O Livro do Travesseiro é composto por mais de trezentos textos que, lidos em sequência ou com a liberdade do acaso, compõem um inventário dos afetos, da sensibilidade e do conhecimento de uma época, filtrados pela ótica de uma escritora de talento excepcional

Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
O Livro do Travesseiro
O Livro de Travesseiro

Similares

(20) ver mais
Na Ponta do Leque
O Romance do Genji I
O Romance do Genji II
A Lenda de Murasaki

Resenhas para O Livro do Travesseiro (3)

ver mais
Okashi
on 19/10/13


Este não é um livro para aqueles que se irritam com notas de rodapé. Afinal, ele não foi escrito nem para mim nem para você que me lê. Sei Shonagon viveu num mundo muito distante do nosso, tanto no espaço como no tempo, e seus textos tinham inicialmente por público pessoas semelhantes a ela, palacianos japoneses da era Heian. Lamentavelmente, a não ser que você seja um dos tais (impossível) ou um grande especialista em Japão medieval (improvável, sejamos realistas), você estará condena... leia mais

Estatísticas

Desejam316
Trocam1
Avaliações 4.2 / 86
5
ranking 53
53%
4
ranking 22
22%
3
ranking 20
20%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

33%

67%

30PorCento
cadastrou em:
20/03/2013 18:40:40
Jenifer
editou em:
08/09/2019 18:14:00