O livro negro

O livro negro Orhan Pamuk
Orhan Pamuk


Compartilhe


O livro negro





O livro negro tem como ponto de partida uma trama aparentemente policial: Rüya, esposa e prima do jovem advogado Galip, desaparece de casa sem motivo, deixando apenas um ambíguo bilhete de despedida. Começa então para Galip uma busca desesperada pelas ruas de Istambul para descobrir seu paradeiro.

Essa procura é entremeada, ao longo do romance, às crônicas diárias do célebre jornalista Celâl Salik, meio-irmão de Rüya e primo de Galip, publicadas pelo jornal Milliyet. Celâl, que vive se escondendo para evitar ser localizado, escreve sobre os mais variados temas, que vão de política, estrelas de cinema e gângsteres turcos a reminiscências familiares, poetas sufis, o caminho da iluminação e o amor, passando por profundas discussões sobre o hurufismo, uma obscura seita do século XIV que acreditava ser possível encontrar a origem de nossas vidas em letras escritas por Alá em nossos rostos.

Obra labiríntica, qual uma caixa de histórias dentro de histórias, O livro negro fala de uma busca, de uma cidade e de memórias. Mas, acima de tudo, versa sobre a única coisa que, para o autor, consegue ser superior a todos os outros temas: a literatura.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
O livro negro

Similares

(4) ver mais
Meu nome é vermelho
A casa do silêncio
A Tragédia de Macbeth
Dicionário Kazar

Resenhas para O livro negro (10)

ver mais
"Lendo Nobel": sobre a obsessão, ou livros que não funcionaram
on 23/1/20


É declarado por Orhan Pamuk, em todas as entrevistas, e até mesmo em seu livro de ensaios, “Outras cores”, que “O livro negro” é seu livro favorito, um forte exemplo daquilo de melhor que ele produz em se tratando de literatura. Tal declaração, para mim, transita entre o horror e a frustração, porque este livro é, antes de tudo, enfadonho. O tema da vida de Pamuk, a questão da identidade, já abordado em “O castelo branco” e “Neve” se faz presente aqui, embora com camadas muito mais ... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam2
Avaliações 3.7 / 59
5
ranking 27
27%
4
ranking 39
39%
3
ranking 19
19%
2
ranking 8
8%
1
ranking 7
7%

39%

61%

Jenifer
editou em:
22/09/2019 21:53:45