O mal de Montano

O mal de Montano Enrique Vila-Matas


Compartilhe


O mal de Montano





A arte de desaparecer, as sociedades secretas e o diário íntimo são alguns dos elementos privilegiados pelo espanhol Enrique Vila-Matas neste livro. A obsessão pela literatura e pelo literário, o desejo de ser a memória da literatura encarnada, ou seja, o mal de Montano, vai deixando, página a página, de ser uma enfermidade cuja cura é necessário encontrar para tornar-se um antídoto eficaz contra a morte da literatura e uma arma contra os inimigos do literário.

Para essa cruzada, irônica e autoirônica, o autor convoca seus autores-ícones, alguns dos quais já faziam parte do elenco notável de Bartleby e companhia, como Robert Walser, Robert Musil, Franz Kafka e Fernando Pessoa. Se, naquele romance, o que justificava a presença desses autores era o fato de, em algum momento, eles terem preferido não mais escrever, o que os reúne em O mal de Montano é a prática do diário íntimo, germe da autoficção.

Por meio de implacável ironia, a obra comemora e celebra a riqueza e a força da literatura. Para isso, conta com personagens notáveis, como Rosa, Rosário Girondo, e o inacreditável Tongoy, um Nosferatu transformado em Sancho Pança ao se fazer fiel escudeiro do verdadeiro Quixote da literatura que é o narrador. A obra recebeu os prêmios Herralde (Espanha, 2002) e Médicis (Paris, 2003).

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O mal de Montano

Similares

(15) ver mais
Bartleby e companhia
Ar de Dylan
Exploradores do abismo
Não há lugar para a lógica em Kassel

Resenhas para O mal de Montano (5)

ver mais
Citações, outro mal
on 22/4/12


A idéia central de "O Mal de Montano", da literatura como uma espécie de doença é bem interessante. Mas o excesso de citações e referências literárias, por mais instruído que seja o leitor, acaba sendo cansativo e um tanto presunçoso. A desconstrução contínua da narrativa não conseguiu prender minha atenção. Também não me propôs reflexões mais profundas sobre a vida (citando o Morrissey, já que é pra citar alguém "...it says nothing to me about my life"...) ou sobre a própria lite... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 81
5
ranking 30
30%
4
ranking 28
28%
3
ranking 21
21%
2
ranking 16
16%
1
ranking 5
5%

47%

53%

Helena
cadastrou em:
15/02/2009 02:28:49
Jenifer
editou em:
04/10/2019 19:28:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR