O Manifesto Comunista

O Manifesto Comunista Karl Marx
Friedrich Engels


Compartilhe


O Manifesto Comunista





Escrito em 1848, o Manifesto só passou a circular amplamente nos anos seguintes, tornando-se leitura obrigatória para os militantes de esquerda no mundo todo. Numa Europa marcada pela eclosão de movimentos operários, era preciso unificar as ideias comunistas e produzir um documento que servisse de guia de ação aos trabalhadores. Dois jovens de origens diversas se juntaram para produzir o documento: Karl Marx, alemão de classe média exilado na Inglaterra, e Friedrich Engels, filho da burguesia industrial inglesa.
Pela linguagem direta e pelo caráter de síntese de ideias, o Manifesto comunista teve função determinante na formação de lideranças nas revoluções que eclodiram no século XX, como na Rússia, na China e em Cuba. Embora alguns digam que os postulados do Manifesto não encontram lugar no mundo de hoje, o texto continua a ser lido e a inspirar a análise da nossa realidade.

Sociologia / Biografia, Autobiografia, Memórias / Filosofia / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (43)

ver mais
Manifesto do Partido Comunista
O Manifesto Comunista
Manifesto do Partido Comunista
Manifesto do Partido Comunista

Similares

(120) ver mais
Estrela Vermelha Sobre o Terceiro Mundo
"O Capital" em quadrinhos
O Livro Vermelho
Manifesto Comunista

Resenhas para O Manifesto Comunista (333)

ver mais
on 16/12/09


Deve ser lido para que possamos entender um pouco dessa mentalidade perversa do comunismo, e aprender a identificá-la no nosso dia a dia. Se antigamente existiam líderes, declarados descaradamente como comunistas, hoje o comunismo é camuflado, e eles raramente se identificam como sendo desse grupo. ... leia mais

Estatísticas

Desejam801
Trocam100
Avaliações 3.8 / 9.456
5
ranking 38
38%
4
ranking 29
29%
3
ranking 21
21%
2
ranking 6
6%
1
ranking 5
5%

45%

55%

Bruno
editou em:
02/06/2018 10:06:49