O manifesto das espécies companheiras

O manifesto das espécies companheiras Donna Haraway


Compartilhe


O manifesto das espécies companheiras


cachorros, pessoas e alteridade significativa




Em toda a sua complexidade histórica, os cachorros são fundamentais para o entendimento do mundo – com fronteiras cada vez menos protegidas entre espécies – e da vida conjuntada Terra. Como espécie companheira, eles têm sido parceiros no crime da evolução humana, desde o início, astutos como o coiote.

Uma das mais fascinantes pensadoras da atualidade, a filósofa, bióloga e teórica do feminismo Donna Haraway apresenta neste livro uma análise singular e pioneira sobre a implosão da natureza e da cultura gerada a partir da estreita relação entre pessoas e cachorros, ligados pelo que chama alteridade significativa.

Cruzando perspectivas da história, da ciência, da própria experiência visceral com seus cachorros e em diálogo direto com o Manifesto ciborgue, obra feminista referencial de sua autoria, Haraway defende a atenção à vida multiespécie como caminho possível para um futuro de sociedades mais justas e também para um mundo mais vivível.

Este é o primeiro livro da autora publicado no Brasil.

Biologia / Filosofia / História / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
O manifesto das espécies companheiras

Similares

(6) ver mais
Antropologia do Ciborgue
Onde aterrar?
Viver nas Ruínas
No Tempo das Catástrofes

Resenhas para O manifesto das espécies companheiras (1)

ver mais
Outridade significante
on 22/7/21


Um ensaio complexo sobre a relação entre humanos e cachorros, pensando numa "outridade significante". Adotar um animal doméstico é político e estamos ligados a eles também historicamente, cito: "Através de seus cães, pessoas como eu, estão ligadas aos direitos de soberania indígenas, à pecuária econômica, à sobrevivência ecológica, à reforma radical do complexo industrial da carne, à justiça racial, às consequências da guerra e migração e às instituições da tecnocultura". Só conferin... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Jenifer
cadastrou em:
22/07/2021 19:29:27
marcooscaioo
editou em:
01/09/2021 21:21:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR