O Mestre e Margarida

O Mestre e Margarida Mikhail Bulgakov




O Mestre e Margarida (Coleção Leste)





Espécie de Fausto russo, inspirado na obra de Goethe e na ópera homônima de Charles Gounod, O mestre e Margarida, de Mikhail Bulgákov, é considerado um dos grandes romances do século XX.

Situado na Moscou dos anos 1930, o livro narra as peripécias de satã na cidade acompanhado de um séquito infernal, composto por um gato falante e fanfarrão, um intérprete trapaceiro, uma bela bruxa e um capanga assustador. Seu caminho se cruzará com o dos amantes mestre e Margarida - ele um escritor mal compreendido, autor de um romance sobre Pôncio Pilatos, ela uma das personagens mais fortes da literatura russa, que, qual Orfeu, fará de tudo para reencontrar seu amado desaparecido.

Escrito entre 1928 e 1940, ano da morte do autor, mas só publicado no fim dos anos 1960, no Ocidente, e em 1973, na Rússia, o livro se tornou então sucesso imediato no mundo todo e inspirou centenas de adaptações para o teatro, cinema, televisão, animação, ópera, dança e música (inclusive a famosíssima canção "Simpathy for the Devil", dos Rolling Stones).

História de amor e desejo, sátira do mundo das letras e das pequenas e grandes vaidades humanas, além de crítica ferina mas bem-humorada ao regime soviético, o romance empresta recursos da linguagem teatral, musical e mesmo da linguagem cinematográfica, com cortes e saltos temporais e espaciais que imprimem à narrativa um ritmo vertiginoso, divertido e sempre surpreendente - tudo isso captado com maestria pela tradução de Irineu Franco Perpetuo, feita a partir da mais recente edição crítica russa.

Fantasia / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (6)

ver mais
O Mestre e Margarida
O Mestre e Margarida
O Mestre e Margarida
O Mestre e Margarita

Similares

(17) ver mais
Adão está entre nós
Linha M
Se um viajante numa noite de inverno
Ficções

Resenhas para O Mestre e Margarida (30)

ver mais
on 24/8/11


Que livro! É tanta coisa em um livro só: comédia de costumes, crítica social, fantasia, história de amor, mas penso que fala sobretudo de liberdade. Gosto da ideia que permeia boa parte do livro de que a covardia é o pior dos defeitos. Gosto também da ideia de que as pessoas são responsáveis pelo mal, não o diabo. É bem verdade que ele dá os meios, mas as pessoas só usam se quiserem. A única nota triste é o autor não ter podido ver sua obra publicada. Mas como 'os manuscritos não a... leia mais

Vídeos O Mestre e Margarida (3)

ver mais
Booktalk: Sou burra?

Booktalk: Sou burra?

O Mestre e Margarida, de Mikhail Bulgákov

O Mestre e Margarida, de Mikhail Bulgákov

Love and Destroy

Love and Destroy


Estatísticas

Desejam697
Trocam1
Avaliações 4.4 / 611
5
ranking 58
58%
4
ranking 27
27%
3
ranking 13
13%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

41%

59%

Paula
cadastrou em:
27/10/2017 19:14:31
VINICIVS
editou em:
09/11/2017 15:25:08