O mestre e Margarida

O mestre e Margarida Mikhail Bulgakov


Compartilhe


O mestre e Margarida (Coleção Leste)





Espécie de Fausto russo, inspirado na obra de Goethe e na ópera homônima de Charles Gounod, O mestre e Margarida, de Mikhail Bulgákov, é considerado um dos grandes romances do século XX.

Situado na Moscou dos anos 1930, o livro narra as peripécias de satã na cidade acompanhado de um séquito infernal, composto por um gato falante e fanfarrão, um intérprete trapaceiro, uma bela bruxa e um capanga assustador. Seu caminho se cruzará com o dos amantes mestre e Margarida - ele um escritor mal compreendido, autor de um romance sobre Pôncio Pilatos, ela uma das personagens mais fortes da literatura russa, que, qual Orfeu, fará de tudo para reencontrar seu amado desaparecido.

Escrito entre 1928 e 1940, ano da morte do autor, mas só publicado no fim dos anos 1960, no Ocidente, e em 1973, na Rússia, o livro se tornou então sucesso imediato no mundo todo e inspirou centenas de adaptações para o teatro, cinema, televisão, animação, ópera, dança e música (inclusive a famosíssima canção Simpathy for the Devil, dos Rolling Stones).

História de amor e desejo, sátira do mundo das letras e das pequenas e grandes vaidades humanas, além de crítica ferina mas bem-humorada ao regime soviético, o romance empresta recursos da linguagem teatral, musical e mesmo da linguagem cinematográfica, com cortes e saltos temporais e espaciais que imprimem à narrativa um ritmo vertiginoso, divertido e sempre surpreendente - tudo isso captado com maestria pela tradução de Irineu Franco Perpetuo, feita a partir da mais recente edição crítica russa.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (8)

ver mais
O mestre e Margarida
O mestre e Margarida
O mestre e Margarida
O Mestre e Margarida

Similares

(31) ver mais
Fausto
Doutor Fausto
A aranha negra
Linha M

Resenhas para O mestre e Margarida (258)

ver mais
A faceta cômica da literatura russa.
on 27/11/22


A historia é sobre uma aventura maluca que que se inicia com Ivan Nikoláievitch e passa para outros tantos personagens. Maluca também é a maneira que o autor escolheu contar esta história em forma de sátira, misturando vários elementos como espiritualidade, misticismo, arte. O resultado disso tudo é confuso, mas divertido. Em alguns momentos, me lembrou ?Alice no país das maravilhas?. O Mestre e a Margarida demoraram para aparecer e gostei que, embora eles são citados no título do l... leia mais

Vídeos O mestre e Margarida (4)

ver mais
O mestre e Margarida (Mikhail Bulga?kov) | Tatiana Feltrin

O mestre e Margarida (Mikhail Bulga?kov) | Ta

UNBOXING FESTA DO LIVRO DA USP (EDITORA 34) | Ana Carolina Wagner

UNBOXING FESTA DO LIVRO DA USP (EDITORA 34) |

O mestre e Margarida- Bulgakov (resenha)

O mestre e Margarida- Bulgakov (resenha)

Resenha: O Mestre e Margarida, de Mikhail Bulgákov

Resenha: O Mestre e Margarida, de Mikhail Bul


Estatísticas

Desejam1.198
Trocam5
Avaliações 4.3 / 2.291
5
ranking 54
54%
4
ranking 32
32%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Paula
cadastrou em:
27/10/2017 19:14:31
Blendon Moreira
editou em:
18/04/2024 21:53:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR