O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento


Compartilhe


O pacto da branquitude





Neste livro poderoso, Cida Bento – eleita em 2015 pela The Economist uma das cinquenta pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade – denuncia e questiona a universalidade da branquitude e suas consequências nocivas para qualquer alteração substantiva na hierarquia das relações sociais.

Diante de dezenas de recusas em processos seletivos, Cida Bento identificou um padrão: por mais qualificada que fosse, ela nunca era a escolhida para as vagas. O mesmo ocorria com seus irmãos, que, como ela, também tinham ensino superior completo. Por outro lado, pessoas brancas com currículos equivalentes – quando não inferiores – eram contratadas.

Em suas pesquisas de mestrado e doutorado, a autora se dedicou a investigar esse modelo, que se repetia nas mais diversas esferas corporativas, e a desmistificar a falácia do discurso meritocrático. O que encontrou foi um acordo não verbalizado de autopreservação, que atende a interesses de determinados grupos e perpetua o poder de pessoas brancas. A esse fenômeno, Cida Bento deu o nome de "pacto narcísico da branquitude".

Neste livro, a cofundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) reúne sua experiência para apresentar evidências desse acordo tácito e nos convidar a deslocar nosso olhar para aqueles que, a fim de se manter no centro, impelem todos os outros à margem.

Não-ficção / Sociologia

Edições (1)

ver mais
O pacto da branquitude

Similares

(3) ver mais
A sociedade desigual
Branquitude
Colonialidade, psicologia e povos tradicionais

Resenhas para O pacto da branquitude (10)

ver mais
extremamente necessário
on 17/5/22


Atenção, pessoas brancas, essa leitura é obrigatória pra entendermos os motivos que nos levam a não falar sobre a branquitude. E a necessidade de mudarmos AGORA esse comportamento. Apenas entendendo esse fenômeno e finalmente nos enxergando como parte do problema é que podemos tomar atitudes que fazem a diferença. Porque o racismo NÃO É um problema das pessoas negras. O racismo é um problema gravíssimo nas RELAÇÕES entre pessoas brancas e negras. A responsabilidade branca na manutençã... leia mais

Vídeos O pacto da branquitude (1)

ver mais
PENSADORAS NEGRAS HOJE: O pacto da branquitude | Lugar de negro | Estarão as prisões obsoletas?

PENSADORAS NEGRAS HOJE: O pacto da branquitud


Estatísticas

Desejam43
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 55
5
ranking 62
62%
4
ranking 33
33%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 2
2%

22%

78%

Jenifer
cadastrou em:
11/02/2022 17:41:13
Jenifer
editou em:
06/03/2022 22:18:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR