O Papel de Parede Amarelo

O Papel de Parede Amarelo Charlotte Perkins Gilman


Compartilhe


O Papel de Parede Amarelo





Após o nascimento de seu filho, uma mulher é diagnosticada com depressão nervosa temporária e leve tendência histérica; parte do tratamento é ficar confinada a um cômodo da casa. Diagnósticos e tratamento comuns à época, século XIX. A claustrofobia obviamente piora sua condição, fazendo com que entre em uma espiral de delírio e confusão mental.

Se fosse hoje em dia, ela teria sido diagnosticada com depressão pós-parto e possuiria ao seu alcance uma gama de tratamentos. No entanto, muitas vezes a mulher na sociedade atual acaba encontrando uma situação semelhante à dela, com o isolamento encontrado nos meses de licença-maternidade e a falta de solidariedade e empatia de familiares e amigos, e até mesmo dos pais dos bebês, a essa situação que, mesmo quando não prejudicada pela depressão, gera uma montanha-russa de sentimentos e sensações — do amor à raiva, da alegria à frustração, da exaustão à enlevação.

Além de ser uma obra literária magnífica, de autoria de Charlotte Perkins Gilman (1860-1935), o conto com traços de autobiografia também é importante para trazer à roda de discussão a depressão pós-parto, a depressão em geral e outros transtornos mentais, doenças tão comuns, porém, ainda envoltas pelas brumas do preconceito.

Após ter um filho, a autora passou por um tratamento famoso à época que consistia em ficar o tempo todo em repouso na cama e depois manter uma vida totalmente doméstica, em companhia da criança e sem qualquer estímulo intelectual. Além do famoso conto, Gilman publicou livros feministas, dentre os quais os títulos Women and Economics [Mulheres e a economia] e His Religion and Hers [A religião dele e a dela].

Mulheres que estão no ou passaram pelo puerpério irão encontrar ressonância na história dessa mulher e todos os leitores ouvirão com atenção a voz dela clamando por ajuda.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (6)

ver mais
O papel de parede amarelo e outras histórias
O papel de parede amarelo
O papel de parede amarelo
O Papel de Parede Amarelo

Similares

(38) ver mais
A Redoma de Vidro
O Papel de Parede Amarelo
Mulheres que não sabem chorar
As Belas Imagens

Resenhas para O Papel de Parede Amarelo (858)

ver mais
" A Loucura da Fragilidade"
on 24/1/24


O conto "O Papel de Parede Amarelo", escrito pela novelista, poetiza e ativista feminista, Charlotte Perkins Gilman, foi publicado pela primeira vez em 1892, é considerado um dos precursores da literatura feminista Norte Americana, e figura na lista de contos mais influentes da história. Escrito em primeira pessoa em forma de diário, Perkins, nos entrega um conto lacônico de terror psicológico com evidentes tons biográficos, que transmitem indignação e angustias, e evidencia o papel... leia mais

Vídeos O Papel de Parede Amarelo (4)

ver mais
The Yellow Wallpaper - Official Trailer (2022) Alexandra Loreth, Joe Mullins, Clara Hart

The Yellow Wallpaper - Official Trailer (2022

The Yellow Wallpaper (2011) - Official Trailer [HD]

The Yellow Wallpaper (2011) - Official Traile

Livro: O papel de parede amarelo por Charlotte Perkins Gilman

Livro: O papel de parede amarelo por Charlott

O PAPEL DE PAREDE AMARELO

O PAPEL DE PAREDE AMARELO


Estatísticas

Desejam1.179
Trocam2
Avaliações 4.1 / 6.472
5
ranking 43
43%
4
ranking 40
40%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

11%

89%

hully
cadastrou em:
11/10/2017 16:36:46
Ana Gabriela
editou em:
01/03/2023 10:29:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR