O ponto cego

O ponto cego Lya Luft


Compartilhe


O ponto cego





O ponto cego é a história de uma família narrada a partir do ponto-de-vista de uma criança, um menino-narrador que inventa e desinventa histórias, constrói tramas e põe em foco, de maneira muito particular, os dramas vividos pelos adultos ao seu redor.

Convivendo com o pai repressor, dentro de uma família marcada pela tragédia de ter perdido seu primogênito, o Menino (assim mesmo, com M maiúsculo, simplesmente Menino, sem identidade) se vê esquecido e desenvolve um medo extremo de crescer e passar a ser como aqueles que tanto o aterrorizam.

Lya Luft surpreende com um toque de ousadia ao buscar, em seus livros anteriores, alguns personagens que neste O ponto cego ilustram epígrafes e marcam a unidade de sua obra. É um romance sobre o crescer, o viver e, sobretudo, o sobreviver em meio a tantos medos, dúvidas e desencontros. Como diz a própria autora, trata-se de um livro que aborda o enigma do tempo, que a uns enriquece e a outros enlouquece; o tênue fio entre fantasia e realidade; enfim, a eterna busca pelo sentido da vida.

Literatura Brasileira

Edições (2)

ver mais
O ponto cego
O ponto cego

Similares


Resenhas para O ponto cego (2)

ver mais
Vieses oblíquos de "O ponto cego"
on 20/7/17


O universo ficcional luftiano corresponde a um emaranhado de tessituras memorialísticas. Entrelaçando fios memoriais, a autora borda suas tramas, que recompõem as vivências de suas personagens de forma fragmentária, lacunar e não linear. Com um rol de personagens femininas pertencentes a uma "legião de perdedoras", que por meio da introspecção buscam a autoidentidade, excepcionalmente no romance "O ponto cego" a autora gaúcha apresenta como protagonista um menino de 8 anos. Não nomi... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam6
Avaliações 3.9 / 116
5
ranking 34
34%
4
ranking 33
33%
3
ranking 22
22%
2
ranking 9
9%
1
ranking 2
2%

25%

75%

Ana Luíza
cadastrou em:
17/02/2009 13:20:50
Dali
editou em:
15/11/2019 21:01:03