O que pesa no Norte

O que pesa no Norte Tiago Germano


Compartilhe


O que pesa no Norte





O que pesa no Norte é uma narrativa sobre os valores e os arbítrios da classe média brasileira, especialmente a do Nordeste. Uma narrativa que põe o dedo na ferida de práticas que perduram, que passam de geração a geração, projetando para o presente valores de um passado patriarcal.

A busca de Ricardo por Guilherme, indo da Paraíba para São Paulo atrás de resgatar para o núcleo familiar o seu filho que “se perdeu”, é dramática. Ricardo, um pai autoritário, áspero, com a sua carga de valores, é de fato um peso para a família, especialmente para o filho Guilherme.

Estudante de direito, Guilherme quebra as expectativas paternas quando resolve optar pelas artes cênicas. Ana, a esposa de Ricardo, tem valores opostos aos do marido – é afetiva, protetora dos filhos. E foi sendo moldada por Ricardo para cumprir o papel que cabe à mulher no núcleo patriarcal – o de dona de casa, cuidadora da prole. Gustavo, o outro filho do casal, é desde cedo mais “macho” do que Guilherme, e mais afinado com os valores de Ricardo – e por isso não sofre os preconceitos e punições do pai. Ricardo é fúria e afeto. É um personagem triste. E sua tristeza não vem apenas do fato de as escolhas de Guilherme o constrangerem – mas pelo fato de Ricardo, à sua maneira, amar o filho, e ir e fazer o que faz pelo filho perdido na grande cidade. De ir à procura do filho que não é prodigo. Pródigo é o pai, o seu gesto de buscar como buscou o filho que está no Inferno.

O que pesa no Norte é um livro comovente. De um belo e comovente desfecho. Que lança os seus personagens numa existência dilacerada, num desencontro insuperável, incontornável.

Rinaldo de Fernandes

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
O que pesa no Norte
O que pesa no Norte

Similares

(1) ver mais
A mulher faminta

Resenhas para O que pesa no Norte (7)

ver mais
on 16/7/22


Leituras de 2022 O que pesa no norte [2022] Tiago Germano (PB, 1982-) Moinhos, 2022, 296 pág. A primeira violência homofóbica de que tenho lembrança aconteceu quando eu tinha 10 anos, em ocasião da formatura da 4ª série (foto). Estávamos em fila indiana e aguardávamos a vez para vestir a beca e o famoso capelo. Quando se tratava de uma menina, a pessoa responsável dizia para a criança morder os lábios para não sujar de batom o babadinho branco. O mesmo, claro, não era pedido a... leia mais

Vídeos O que pesa no Norte (4)

ver mais
O QUE PESA NO NORTE - Tiago Germano

O QUE PESA NO NORTE - Tiago Germano

O que pesa no Norte, lançamento com o autor Tiago Germano

O que pesa no Norte, lançamento com o autor T

TIAGO GERMANO apresenta seu NOVO ROMANCE

TIAGO GERMANO apresenta seu NOVO ROMANCE

O QUE PESA NO NORTE, de Tiago Germano // publieditorial

O QUE PESA NO NORTE, de Tiago Germano // publ


Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 29
5
ranking 37
37%
4
ranking 57
57%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Jenifer
cadastrou em:
03/05/2022 18:26:23
Jenifer
editou em:
03/05/2022 18:26:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR