O Quinto Risco

O Quinto Risco Michael Lewis


Compartilhe


O Quinto Risco





O renomado jornalista Michael Lewis faz uma análise ácida do início do governo Trump, chamando a atenção para os perigos que ele representa

Quando a eleição de Donald Trump foi confirmada, todas as agências federais se prepararam para receber a equipe de transição do futuro presidente. Só que ninguém apareceu. Após semanas de espera, os poucos enviados por Trump demonstraram brutal desinteresse no que os servidores de carreira e líderes dos departamentos tinham a lhes passar. Pior ainda: eles pareciam desconhecer por completo as funções dos setores que comandariam e ter currículos bastante questionáveis — sem falar nos casos em que havia conflitos de interesse.
Michael Lewis foi atrás de alguns desses antigos funcionários, aos poucos afastados de seus cargos, a fim de ouvir o que eles teriam a dizer sobre a atitude de Trump e os possíveis riscos da nova gestão que mais os apavoravam. Sua surpresa, porém, foi perceber que uma das principais ameaças contra a nação americana (e o mundo) é representada pela figura do próprio presidente.
Na escala de possíveis situações emergenciais, o quinto risco é tudo aquilo que desconhecemos, que nem sequer cogitamos que possa acontecer, o imponderável. É natural que ele exista em certa medida. Mas o que fazer quando quem deveria tentar se inteirar de tudo a fim de minimizá-lo simplesmente lava as mãos e prefere se refugiar na ignorância? De que forma o desprezo pelo conhecimento demonstrado por aqueles em posição de liderança ameaça a existência da humanidade? Um retrato sombrio do período de transição e dos primeiros meses do governo Trump.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
O Quinto Risco

Similares

(45) ver mais
Michelle Obama
Liderança segundo Barack Obama
Barak Obama
A Cabeça de Obama

Resenhas para O Quinto Risco (1)

ver mais
Revelador
on 14/9/19


Sou suspeito para falar do Lewis, mas dentre seus livros, este está para morno. De qualquer forma, é revelador e mostra uma realidade preocupante: Trump não esperava ser eleito. E com isso, não se preocupou em preparar equipes e nomes para a transição. E talvez nem tivesse a dimensão e conhecimento dos diversos órgãos do governo (assim como grande parte da população). Órgãos que trabalham sem estardalhaço, mas de importâncias vitais para o povo americano. O livro é interessante pois no... leia mais

Estatísticas

Desejam32
Trocam1
Avaliações 3.7 / 7
5
ranking 13
13%
4
ranking 50
50%
3
ranking 38
38%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Vivi
cadastrou em:
10/01/2019 17:35:52
Vivi
aprovou em:
10/01/2019 17:41:33