O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde


Compartilhe


O Retrato de Dorian Gray (Medo clássico #1)





Londres, 1890. Entre médicos e monstros, assassinatos e mistérios, uma história sobre imortalidade, beleza e criminalidade é criada por uma das mentes mais indomáveis da história da literatura. O Retrato de Dorian Gray, a história da pintura maldita que se degrada com a passagem das décadas, deixando o seu modelo intocado pelo tempo, finalmente adentra a galeria da DarkSide® Books em uma edição feita para agraciar admiradores e arrebatar novos leitores.

Único romance de Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray combina o apuro literário e estético de seu autor com uma trama sombria, pontuada por paixões, crimes e a brilhante e sarcástica verve wildeana. Publicado em 1890 na revista norte-americana Lippincott’s, o romance foi relançado em livro um ano depois em uma edição que censurou diversos trechos da obra. Dorian Gray primeiramente ofendeu uma geração vitoriana que encontrou na relação entre os amigos Dorian, o jovem retratado, Basil, o pintor apaixonado, e Henry, o lorde cínico, “o amor que não ousava dizer o seu nome”. Depois, fascinou leitores, críticos e artistas, que viram no enredo que remete ao mito de Fausto o Evangelho de um decadentismo que acredita em uma vida de arte, prazer e fascínio sensorial. Tudo isso em meio a um fim de século no qual a convenção e a moralidade corroíam qualquer prazer que a existência humana poderia desfrutar.

Organizada por Enéias Tavares — que além de autor da casa, é professor e pesquisador — a edição especial da DarkSide® Books vem repleta de conteúdos exclusivos. Paulo Cecconi assina a nova tradução, que teve como base a edição original publicada na revista Lippincott’s e sem censura. O pesquisador Luiz Gasparelli Jr., especialista em Wilde, contribui com notas que aprofundam a experiência de leitura, repletas de dados biográficos, referências culturais e apontamentos sobre o processo criativo de seu autor.

A edição da Caveira traz ainda o dossiê “Retratos de Oscar Wilde”, com registros fotográficos do autor, as duras resenhas que o romance recebeu, o apimentado debate entre os críticos e o próprio Wilde e um texto de Gasparelli sobre os julgamentos que levaram Wilde à prisão em 1895. A edição inclui ainda seu ensaio “Caneta, Tinta e Veneno” e uma seleção de poemas compilada e traduzida por Tavares, além das ilustrações originais do pintor e impressor Henry Keen, produzidas em 1925 para a edição norte-americana deste clássico.

O Retrato de Dorian Gray é um romance sobre a destruição da vida através da perfeição da arte, dos preços que pagamos pelos crimes deixados em segredo, das paixões nominadas e inomináveis que transformam quem somos naquilo que deveríamos ser, não pelos outros e sim por nós mesmos. Com seu romance, Oscar Wilde pede que reinventemos a nós mesmos pela arte, a beleza e a paixão, justamente o que a sociedade e a moralidade desaconselham. Assim como Dorian, você também colocaria a arte, o prazer e o desejo acima de todas as coisas?



Ficção / Literatura Estrangeira / Romance / Fantasia / Terror

Edições (87)

ver mais
O Retrato de Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray
O retrato de Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray

Similares

(36) ver mais
Contos Completos
Os Melhores Contos de Oscar Wilde
Ilusões Perdidas - Volume 1
Teatro Completo de Oscar Wilde

Resenhas para O Retrato de Dorian Gray (1.756)

ver mais
Um emaranhado de verdades, que teimamos em não enxergar...
on 2/6/09


Fascínio! É a única palavra que me vem a mente quando me recordo da leitura de Dorian Gray. Como tudo na vida, o que nos é proibido, é gostoso, tentadoramente irresístivel. E Henry Wotton vem desmistificar para Dorian Gray, o pecado em toda a sua glória. Todos os desejos reprimidos, pensamentos ocultados sob o véu do medo e da moralidade, Henry expulsa com ideias totalmente insanas. Para ele, o que vale realmente é o agora, enquanto, somos jovens e belos, e possuímos o mundo a nossos p... leia mais

Vídeos O Retrato de Dorian Gray (23)

ver mais
LEITURAS: (Maratona, Leituras Conjuntas e TBR) | Bel Nunes

LEITURAS: (Maratona, Leituras Conjuntas e TBR

TBR MARATONA LITERÁRIA de HALLOWEEN 2020 #MLH2020 | Bel Nunes

TBR MARATONA LITERÁRIA de HALLOWEEN 2020 #MLH

O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)

O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)

O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray


Estatísticas

Desejam4.554
Trocam304
Avaliações 4.2 / 29.735
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

25%

75%

Srta. Oliver
cadastrou em:
26/08/2021 11:44:14
Valak
editou em:
26/08/2021 12:05:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR