O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray Oscar Wilde


Compartilhe


O retrato de Dorian Gray





Um clássico da era vitoriana sobre a relação entre a aparência e a virtude, a vida pública e a esfera privada, O retrato de Dorian Gray é também uma alegoria sobre o desejo da juventude eterna.

Em 1891, quando foi publicado em sua versão final, O retrato de Dorian Gray foi recebido com escândalo, e provocou um intenso debate sobre o papel da arte em relação à moralidade. Alguns anos mais tarde, o livro foi inclusive usado contra o próprio autor em processos judiciais, como evidência de que ele possuía "uma certa tendência" - no caso, a homossexualidade, motivo pelo qual acabou condenado a dois anos de prisão por atentado ao pudor.

Mais de cem anos depois, porém, o único romance de Oscar Wilde continua sendo lido e debatido no mundo inteiro, e por questões que vão muito além do moralismo do fim do período vitoriano na Inglaterra, definida por um dos personagens do livro como "a terra natal da hipocrisia". Seu tema central - um personagem que leva uma vida dupla, mantendo uma aparência de virtude enquanto se entrega ao hedonismo mais extremado - tem apelo atemporal e universal, e sua trama se vale de alguns dos traços que notabilizaram a melhor literatura de sua época, como a presença de elementos fantásticos e de grandes reflexões filosóficas, além do senso de humor sagaz e do sarcasmo implacável característicos de Wilde.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (87)

ver mais
O Retrato de Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray
O retrato de Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray

Similares

(33) ver mais
Contos Completos
Os Melhores Contos de Oscar Wilde
Ilusões Perdidas - Volume 1
Teatro Completo de Oscar Wilde

Resenhas para O retrato de Dorian Gray (1.685)

ver mais
Um emaranhado de verdades, que teimamos em não enxergar...
on 2/6/09


Fascínio! É a única palavra que me vem a mente quando me recordo da leitura de Dorian Gray. Como tudo na vida, o que nos é proibido, é gostoso, tentadoramente irresístivel. E Henry Wotton vem desmistificar para Dorian Gray, o pecado em toda a sua glória. Todos os desejos reprimidos, pensamentos ocultados sob o véu do medo e da moralidade, Henry expulsa com ideias totalmente insanas. Para ele, o que vale realmente é o agora, enquanto, somos jovens e belos, e possuímos o mundo a nossos p... leia mais

Vídeos O retrato de Dorian Gray (21)

ver mais
LEITURAS: (Maratona, Leituras Conjuntas e TBR) | Bel Nunes

LEITURAS: (Maratona, Leituras Conjuntas e TBR

TBR MARATONA LITERÁRIA de HALLOWEEN 2020 #MLH2020 | Bel Nunes

TBR MARATONA LITERÁRIA de HALLOWEEN 2020 #MLH

O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)

O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)

O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray


Estatísticas

Desejam4.524
Trocam305
Avaliações 4.2 / 29.366
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

25%

75%

ANDY
cadastrou em:
19/10/2012 15:23:53
Alê | @alexandrejjr
editou em:
20/09/2021 15:44:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR