O Rosto de Deus

O Rosto de Deus Roger Scruton


Compartilhe


O Rosto de Deus





Roger Scruton explora o lugar ocupado por Deus num mundo em que a crença no divino é rejeitada, considerada um sinal de imaturidade emocional e intelectual. Este livro é uma resposta à cultura ateísta que cresce hoje à nossa volta, e também uma defesa da singularidade humana. Ele refuta a afirmação de que não existe propósito no mundo natural, e argumenta que o sagrado e o transcendental são “presenças reais”, por meio das quais os seres humanos podem se conhecer e encontrar tanto sua liberdade quanto sua redenção.

No rosto humano encontramos um paradigma de significado. E a partir dessa experiência, diz Scruton, construímos o rosto do mundo e também nos dirigimos ao rosto de Deus. Encontramos no rosto a prova da nossa liberdade e a marca da autoconsciência. Uma das motivações da cultura ateísta é escapar do olho que julga. Escapamos do olho que julga apagando o rosto, e isso, afirma Scruton, é o aspecto mais perturbador da época em que vivemos. O autor explica que a crescente sensação de destruição que experimentamos, bem como nossos hábitos de busca de prazer e consumismo, apagam o rosto do mundo. Este livro defende o mundo consagrado de um hábito de profanação e oferece uma visão do modo religioso de viver em tempos de provação.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
O Rosto de Deus

Similares

(27) ver mais
10 Livros que Todo Conservador Deve Ler
Desejo sexual
O Que É Filosofia?
A Mente no Mundo Moderno

Resenhas para O Rosto de Deus (2)

ver mais
on 7/3/19


Em O Rosto de Deus, Scruton oferece uma surpreendente reflexão acerca da vivência do religioso e da experiência do sagrado. Explora o lugar ocupado por Deus num mundo em que a crença no divino é rejeitada, considerada um sinal de imaturidade emocional e intelectual. A obra é uma reação à cultura ateísta que cresce hoje à nossa volta, e também uma defesa da singularidade humana. Questiona a afirmação de que não existe propósito no mundo natural, e argumenta que o sagrado e o transcen... leia mais

Vídeos O Rosto de Deus (1)

ver mais
Palestra: O Rosto de Deus (Scruton) e O Negociante de Inícios de Romance (Visniec)

Palestra: O Rosto de Deus (Scruton) e O Negoc


Estatísticas

Desejam99
Trocam1
Avaliações 4.5 / 44
5
ranking 64
64%
4
ranking 32
32%
3
ranking 5
5%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

70%

30%


cadastrou em:
16/11/2015 21:56:02
Ana
editou em:
12/11/2017 16:37:22