O sequestro da Independência

O sequestro da Independência Lilia Moritz Schwarcz


Compartilhe


O sequestro da Independência


Uma história da construção do mito do Sete de Setembro




A construção histórica do Sete de Setembro como marco da Independência a partir de profundo estudo da cultura visual em torno do tema.

A emancipação política brasileira decorreu de um longo e conflituoso processo, desenvolvido em várias regiões do país e que teve diversos atores e atoras. Episódios esses escamoteadas em favor de uma história oficial branca, colonial e unificadora, que encontrou no Sete de Setembro seu mito fundador.

Tomando como ponto de partida farta coleção imagética, que tem como elemento central o famoso quadro de Pedro Américo sobre o “Grito do Ipiranga”, Lilia Moritz Schwarcz, Lúcia Klück Stumpf e Carlos Lima Junior analisam a formação complexa de nossa identidade nacional e a transformação do motivo retratado na obra de Américo em símbolo do rompimento com a Coroa portuguesa.

Das tensões do Segundo Reinado e rivalidades entre Rio e São Paulo à ditadura, chegando ao governo bolsonarista, este livro evidencia o percurso histórico que contribuiu para silenciar outras narrativas possíveis para a Independência, suscitando o que os autores chamam de “uma política de sequestros”, que tem como origem o Sudeste, os paulistas e, posteriormente, os militares.

História / História do Brasil / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
O sequestro da Independência

Similares

(7) ver mais
Dicionário da Independência do Brasil
E Deixou de ser Colônia
História do Brasil
Brasil: Uma História

Resenhas para O sequestro da Independência (5)

ver mais
on 27/12/22


Ok, ok. Sabemos que a realidade não costuma ter muito glamour e, se possível, convém mostrar as faces mais heróicas e fotogênicas dos grandes feitos. Mas às vezes percebemos que houve empolgação demais nas narrativas, no intuito de transformar, até mesmo atos prosaicos, em grandes momentos históricos. Todos sabemos que o tal "grito da Independência" nem chegou a ser um grito, muito menos teve a pompa a ele atribuído. A Independência já havia sido assinada pela Imperatriz Leopoldina... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam1
Avaliações 4.5 / 12
5
ranking 58
58%
4
ranking 42
42%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Jenifer
cadastrou em:
24/06/2022 12:28:10
Jenifer
editou em:
12/08/2022 22:30:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR