O Talentoso Ripley

O Talentoso Ripley Patricia Highsmith


Compartilhe


O Talentoso Ripley


Tom Ripley - Livro Um




Tom Ripley sobrevive de trambiques em Nova York. Ele é especialista em forjar documentos, além de ter um talento extraordinário para imitar personalidades e características pessoais. Vive tentando escapar das investidas da polícia nova-iorquina, enquanto sonha com uma vida fácil. Certo dia, o milionário senhor Greenleaf o procura, supondo que Ripley seja um grande amigo de seu filho Dickie.

Greenleaf lhe oferece uma viagem à Europa para tentar trazer Dickie de volta aos Estados Unidos - o rapaz leva uma vida mansa no litoral italiano, longe da família. Ripley aceita a missão e começa a fazer planos de como aproveitar a viagem e se dar bem na Europa. Na Itália, encontra Dickie e a vizinha Marge, com quem vai estabelecer um triângulo de amizade. Dickie alimenta a ambição de se tornar pintor e Marge, apaixonada por ele, está às voltas com a escrita de seu primeiro romance.

Aos poucos, Ripley desenvolve uma relação doentia e sedutora com o novo amigo: adota os mesmos gostos e começa a usar as roupas de Dickie, que passa então a rejeitá-lo. Acuado, Ripley reage de forma imprevisível. O Talentoso Ripley (1955) é um clássico da literatura policial. O livro ganhou duas versões para o cinema: a primeira, feita em 1959 pelo diretor René Clémente, tinha Alain Delon no papel de Ripley e, no Brasil, ganhou o título de 'O sol por Testemunha'; a segunda, com Matt Damon no papel principal, filmada por Anthony Minghella em 1999, recebeu o nome de 'O Talentoso Ripley'.

Literatura Estrangeira / Romance / Romance policial / Suspense e Mistério

Edições (3)

ver mais
O Talentoso Ripley
O Talentoso Ripley
O Talentoso Ripley

Similares

(20) ver mais
O Sol por Testemunha
A Outra Face de Deus
O Sineiro
Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

Resenhas para O Talentoso Ripley (21)

ver mais
Patricia Highsmith - O Talentoso Ripley

Editora Companhia das Letras (selo Companhia de Bolso) - 296 páginas - Tradução Alvaro Hattnher - Lançamento 03/04/2012. Lançado originalmente em 1955, o romance "O talentoso Ripley" se tornou uma referência na literatura policial, gênero nem sempre respeitado pela crítica, mas enquadrar este romance em um único gênero, seja ele qual for, me parece uma injustiça com Patricia Highsmith (1921 - 1995) que criou um personagem inesquecível e cheio de contrastes. Tom Ripley tem uma personal... leia mais

Vídeos O Talentoso Ripley (4)

ver mais
Li! Mas esqueci... - 2017

Li! Mas esqueci... - 2017

O Talentoso Ripley, de Patricia Highsmith

O Talentoso Ripley, de Patricia Highsmith

Patricia Highsmith

Patricia Highsmith

Estante Indiscreta - Minhas Leituras de Agosto de 2013 - Parte 2

Estante Indiscreta - Minhas Leituras de Agost


Estatísticas

Desejam344
Trocam5
Avaliações 4.1 / 499
5
ranking 38
38%
4
ranking 40
40%
3
ranking 20
20%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Silvio
cadastrou em:
18/04/2012 18:13:24
Cioran E.
editou em:
27/05/2019 22:26:28