O Teatro de Sombras

O Teatro de Sombras Lourenço Mutarelli


Compartilhe


O Teatro de Sombras





Não é por acaso que o título desta obra de Lourenço Mutarelli é Teatro de Sombras – as cinco peças que a compõem mostram ao leitor a sombra da vida dos personagens, eles tentam se esconder por trás da uma falsa imagem refletida na sociedade, que é o grande lençol sobre o qual são projetadas nossas sombras.

Em O Que Você Foi Quando Era Criança, Lourenço mostra que as pessoas buscam o conforto no consumo material. Os personagens não se importam em ser felizes, e sim em parecer felizes aos olhos dos outros.

O autor registra em seus personagens a agonia de não conseguir administrar suas próprias vidas e frustrações, fingir, parecer e até mesmo se iludir, apostando numa pretensa busca da felicidade no outro, como se alguém pudesse nos mostrar como sermos felizes, na frívola esperança de que alguém pode te resgatar de sua própria vida e levá-lo a algo melhor.

Ele nos leva a refletir sobre os erros que todos nós podemos cometer e a maneira como nos anulamos e anulamos nossa felicidade em nome de uma aparência social hipócrita. Os personagens são expostos a conflitos internos. Lourenço nos mostra em um espelho o medo que cada um tem de enfrentar sozinho sua vida e a busca do conforto de não se sentir infeliz. As pessoas não querem mais ser felizes, só querem se anestesiar e apagar de suas consciências quão infelizes elas de fato são.

Contos

Edições (1)

ver mais
O Teatro de Sombras

Similares

(5) ver mais
A arte de produzir efeito sem causa
O Grifo de Abdera
Miguel e os demônios
O Cheiro do Ralo

Resenhas para O Teatro de Sombras (2)

ver mais
Mutarelli se aventura no teatro
on 21/9/13


Sou muito fã do trabalho de Lourenço Mutarelli, tanto dos quadrinhos quanto da literatura. E criei grande expectativa em relação a esse conjunto de 5 peças de teatro. Escritas entre os anos de 2004 e 2007 as peças me causaram certa decepção, não que sejam ruins, pelo contrário, o problema é que em comparação com o resto da obra do autor deixam a desejar. Das 5 peças, reputo uma como muito boa: 'Mau-olhado'. Já 'O que você foi quando era criança' é boa. As outras 3: 'Arremedo', 'Um ... leia mais

Estatísticas

Desejam30
Trocam1
Avaliações 3.7 / 61
5
ranking 28
28%
4
ranking 31
31%
3
ranking 31
31%
2
ranking 7
7%
1
ranking 3
3%

51%

49%

Daniel
cadastrou em:
08/04/2009 13:04:51
caarolparker
editou em:
03/06/2020 11:28:28