Oblómov

Oblómov Ivan Gontcharóv
Ivan Alexandrovich Goncharov


Compartilhe


Oblómov





Um herói de roupão, desprovido de vontade, que vive alheio a tudo. Contudo, debaixo de toda a letargia e imobilidade existe uma alma boa e pura, que precisará entender o que o mundo espera dele -- e o que ele pode oferecer ao mundo -- para não perder sua chance de amar. Edição com tradução do russo e apresentação de Rubens Figueiredo.

Escrito com humor e maestria, Oblómov é um retrato da aristocracia russa às vésperas do fim da servidão. Por meio de seu personagem principal, Iliá Ilitch Oblómov, rico senhor de terras que mal sai do sofá e passa os dias de roupão fazendo planos que nunca põe em prática, Gontcharóv idealiza uma resistência passiva aos ideais de produtividade que chegam à Rússia em meados do século XIX.

Apático a ponto de abandonar o trabalho, os amigos e os livros, além de dilapidar o dinheiro da família, o protagonista passa a vida esperando. Sente-se constantemente apavorado com a possibilidade de precisar tomar alguma atitude para participar do mundo real, até o dia que um amigo de infância decide ajudá-lo a conhecer o amor. Publicado em 1859, Oblómov retrata com indulgência e ironia a elite russa às vésperas de uma mudança radical.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Oblómov

Similares

(1) ver mais
Rudin

Resenhas para Oblómov (9)

ver mais
Oblomovismo: e então sociedade "pós-moderna"? #34
on 4/1/21


Publicado em 1859, Oblómov (I. Gontcharóv), conta a história de um aristocrata russo chamado Oblómov (Iliá Ilitch). Nascido em uma família nobre, conservadora e tradicional da aristocracia russa, Oblómov sempre viveu regado a privilégios desde seu nascimento e que se prolongaram até sua vida adulta. Sendo filho único, após a morte de seus pais, toda a herança foi destinada para ele, assim como as responsabilidades que todo aristocrata exercia na época. Mas, a obra não se trata ... leia mais

Estatísticas

Desejam133
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 88
5
ranking 66
66%
4
ranking 31
31%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Valnikson
cadastrou em:
17/07/2019 11:22:34
Jenifer
editou em:
25/11/2020 20:00:56