Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen


Compartilhe


Orgulho e Preconceito





Considerada a primeira romancista moderna da literatura inglesa, Jane Austen começou seu segundo romance, ORGULHO E PRECONCEITO, antes dos 21 anos de idade.
Originalmente, a obra foi intitulada "Primeiras Impressões", devido às aparências dos personagens envolvidos na trama. Entretanto, por também se preocupar com os preconceitos causados pelo julgamento dos personagens, a autora decidiu que ORGULHO E PRECONCEITO seria um título mais apropriado.
Assim como em outras obras de Austen, o livro é escrito de forma satírica. Casamentos não convencionais e infelizes são usados como contexto para denunciar elementos com os quais a autora discorda e para focar nas pessoas frívolas e ignorantes que caracterizam a sociedade contemporânea ao Século 18.
ORGULHO E PRECONCEITO pode ser considerado como especial porque transcende o preconceito causado pelas falsas primeiras impressões e adentra no psicológico, mostrando como o autoconhecimento pode interferir nos julgamentos errôneos feitos a outras pessoas.
A autora revela certas e posturas de seus personagens em situações cotidianas que, muitas vezes, causam momentos cômicos aos leitores, dando um caráter mais leve e satírico ao livro. A história é contada sob a perspectiva de Elizabeth, mas não foi elaborada em primeira pessoa, resultando na falta de situações comoventes e dramáticas. Há pouca descrição de cenários e o desenvolvimento da trama é composto pela interação entre ideias e atitudes dos personagens. As emoções e sentimentos devem ser decifrados por quem decidir mergulhar na obra de Jane Austen, uma vez que encobertos nas entrelinhas do texto.
A escritora inglesa apresenta seu poder de expressar a discriminação de maneira sutil e perspicaz em ORGULHO E PRECONCEITO; ela é capaz de transmitir mensagens complexas valendo-se de seu estilo a um tempo simples e espirituoso.
O principal assunto do livro é contemplado logo na frase inicial, quando a autora menciona que um homem solteiro e possuidor de grande fortuna deve ser o desejo de uma esposa. Com esta citação, Jane Austen faz três referências importantes: a autora declara que o foco da trama será os relacionamentos e os casamentos, dá um tom de humor à obra ao falar de maneira inteligente acerca de um tema comum, e prepara o leitor para uma caçada de um marido em busca da esposa ideal e de uma mulher perseguindo pretendentes.
O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século 18. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. De fato, ele parece se interessar bastante por Jane, sua filha mais velha, logo no primeiro baile em que ele, as irmãs e o Sr. Darcy, seu amigo, comparecem. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira.
Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século 18.

Edição de Luxo Bilíngue

Ficção / Romance / Literatura Estrangeira

Edições (96)

ver mais
Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito (eBook)
Orgulho e Preconceito

Similares

(98) ver mais
Grandes Obras de Jane Austen
Razão e sensibilidade
Mansfield Park
Orgulho e Preconceito

Resenhas para Orgulho e Preconceito (10.432)

ver mais
on 11/7/09


O que mais eu poderia dizer, além de afirmar a perfeição dessa história? Jane Austen no momento é a minha autora preferida, de longe. Lizzie Bennet é uma heroína atualíssima e apaixonante. Ao contrário da maior parte das moças de sua época, ela é inteligente, perspicaz e além disso, muito carismática. Em uma época onde casamentos por interesses eram tão comuns, aqueles que conquistam a sua felicidade em Orgulho e Preconceito são justamento os que se casam por amor, e os personagens qu... leia mais

Vídeos Orgulho e Preconceito (51)

ver mais
ORGULHO E PRECONCEITO, o novelão de Jane Austen | Mil Páginas

ORGULHO E PRECONCEITO, o novelão de Jane Aust

VOCÊ PRECISA LER ESSE LIVRO! | Só me arrependo de não ter lido antes!

VOCÊ PRECISA LER ESSE LIVRO! | Só me arrepend

ORGULHO E PRECONCEITO - Jane Austen (1813)

ORGULHO E PRECONCEITO - Jane Austen (1813)

MELHORES LEITURAS DE 2023 | Muitos clássicos, alguns contemporâneos e livros cristãos. ?

MELHORES LEITURAS DE 2023 | Muitos clássicos,


Estatísticas

Desejam9.884
Trocam663
Avaliações 4.5 / 99.662
5
ranking 69
69%
4
ranking 22
22%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

8%

92%

bxrxu
cadastrou em:
21/12/2014 15:09:13
Jeanine
editou em:
11/05/2023 15:57:25
Jeanine
aprovou em:
11/05/2023 15:59:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR