Orlando

Orlando Virginia Woolf


Compartilhe


Orlando (Mimo)


Uma biografia




Orlando, um arremedo de biografia, descreve a vida do personagem homônimo, descendente de uma ancestral família aristocrática inglesa, que, no começo da narrativa, vive no século XVI, é homem e tem 16 anos. Acompanhamos sua vida por cerca de quatro séculos, na maior parte dos quais se mantém com a idade de 30 anos. No meio da narrativa, enviado pelo rei Charles II, como embaixador da Inglaterra, a Constantinopla, ele passa por uma transformação radical.

Além de homenagear Vita Sackville-West, a aristocrata que serviu de modelo para a figura de Orlando, e de jogar com as convenções da biografia tradicional, Virginia explora aqui alguns dos seus temas preferidos: a incongruência entre, de um lado, o tempo do relógio e do calendário e, de outro, o tempo vivido, subjetivo; o caráter fragmentado, múltiplo e incerto da subjetividade; e, sobretudo, a instabilidade e a artificialidade da identidade sexual.

A presente edição, com posfácio de Silviano Santiago, é enriquecida com as ilustrações da edição original e com extensas notas do tradutor.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (24)

ver mais
Orlando
Orlando
Orlando
Orlando

Similares

(55) ver mais
Mulheres que não sabem chorar
TheoDora e Outras Mulheres
Precisamos Falar Sobre o Kevin
Frida

Resenhas para Orlando (366)

ver mais
LONGA JORNADA QUATRO SÉCULOS ADENTRO
on 27/7/14


O grande Ítalo Calvino considerava a longevidade das obras como uma das marcas que permitem atestar seu valor e atribuir-lhe o nome clássico. É este o caso de "Orlando", da mítica Virgínia Woolf, uma das escritoras mais relevantes de todos os tempos. A obra atesta seu grande alcance temporal por ter sido alvo de diversas interpretações e estudos desde sua primeira publicação em 1928 até os dias de hoje. Mas não só por sua fortuna crítica que o romance é indispensável: em Orlando, os... leia mais

Vídeos Orlando (5)

ver mais
Orlando (Virginia Woolf) | Portão Literário

Orlando (Virginia Woolf) | Portão Literário

RESENHA #146: ORLANDO, de VIRGINIA WOOLF

RESENHA #146: ORLANDO, de VIRGINIA WOOLF

Resenha - ORLANDO- UMA BIOGRAFIA, de Virginia Woolf

Resenha - ORLANDO- UMA BIOGRAFIA, de Virginia

Orlando | #318 Li e foi surreal

Orlando | #318 Li e foi surreal


Estatísticas

Desejam1.129
Trocam8
Avaliações 4.1 / 3.302
5
ranking 45
45%
4
ranking 35
35%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

19%

81%

Marcos
cadastrou em:
21/08/2015 18:43:56
Alê | @alexandrejjr
editou em:
23/02/2022 23:41:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR