Os bestializados

Os bestializados José Murilo de Carvalho


Compartilhe


Os bestializados


O Rio de Janeiro e a República que não foi




História social e literária, antropologia urbana, crítica cultural, análise política: o historiador atravessa todos esses campos para reconstruir de forma original, a partir do imaginário e do cotidiano político nacional, os impasses de uma República que nascia.

1888: Abolição do trabalho escravo. 1889: Proclamação da República. Neste livro, José Murilo de Carvalho convida-nos a revisitar o Rio de Janeiro em suas primeiras encenações como Capital Federal. Cidade Maravilhosa, se acrescentarmos ao belo, o terrível; ao cômico, o trágico; à lógica, a loucura. Cidade mais que imperfeita, palco de políticas oficiais e invisíveis, de enredos conhecidos e mistérios insolúveis.

História social e literária, antropologia urbana, crítica cultural, análise política: o autor atravessa com brilho todos esses campos para reconstruir de forma originalíssima os impasses de uma República nascente, que teimam em perturbar ainda o sono das elites brasileiras.

Os Bestializados de ontem e de hoje são a face oculta de nosso modernismo: a cidade permaneceu alheia e atônita, buscando perdidamente seus cidadãos.

Por Francisco Foot Hardman, professor titular na área de Literatura e Outras Produções Culturais da Unicamp

História do Brasil / Não-ficção / Política

Edições (4)

ver mais
Os bestializados
Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi (eBook)
Os Bestializados
Os Bestializados

Similares

(26) ver mais
Literatura como missão
História da Vida Privada no Brasil
A Formação das Almas
Cidadania no Brasil

Resenhas para Os bestializados (63)

ver mais
A República que Não Foi
on 11/5/21


O fim do regime monárquico e a instauração do regime republicano foi uma época de grandes expectativas por mudanças no país. Porém, vemos que pouca coisa muda depois da instauração do novo regime. O direito ao voto continua restrito aos que possuem mais dinheiro e vetado aos analfabetos e pobres. A exclusão e a desigualdade existentes no Império permaneceram na República. Vemos que o golpe que pôs fim à Monarquia nada mais era do que uma tentativa das oligarquias de manter seu status e... leia mais

Estatísticas

Desejam162
Trocam3
Avaliações 4.3 / 466
5
ranking 52
52%
4
ranking 35
35%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

45%

55%

João gregorio
cadastrou em:
14/02/2019 12:38:06
Alê | @alexandrejjr
editou em:
21/05/2024 21:33:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR